A avaliação na escola regular inclusiva: é necessária uma aplicação diferenciada com os alunos deficientes?
Resumen
O objetivo desta pesquisa é identificar a necessidade, ou não, de se realizar
uma avaliação diferenciada com os alunos deficientes. Utilizou-se uma metodologia
de cunho qualitativo, tendo como público-alvo, cinco professoras da rede municipal
de ensino, todas atuantes nas séries iniciais do ensino fundamental, da cidade de
Pelotas, RS. No referencial teórico, foram buscados subsídios para compreender a
respeito da trajetória da inclusão, questões sobre o processo de avaliação e, por fim,
relato das entrevistas realizadas. Nas considerações finais, a análise dos dados
obtidos, os quais nos mostraram que a inclusão está no rumo certo, mas ainda
necessita de mais qualificação dos profissionais, assim como mais recursos e
acessibilidade nas escolas. E em relação à avaliação, que deve sim, ser
diferenciada, mas no que tange ao olhar sobre a diferenciação de cada indivíduo, de
suas habilidades e competências, e não sobre aos trabalhos e provas realizadas.