O processo de inclusão de um aluno com necessidades educativas especiais na educação infantil
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo a inclusão de um aluno de quatro anos com
deficiência mental em sala de aula de pré-escola de Educação Infantil do Município de
Capão da Canoa, visando sua inclusão escolar e o seu desenvolvimento. Participaram
deste estudo, o professor da sala de aula, a família do aluno especial e os demais
alunos da turma e professores. A partir do tema de pesquisa, delimitei a opção
metodológica a uma abordagem qualitativa, usando como instrumento de pesquisa,
observações, orientações, entrevistas familiares, encaminhamentos e intervenção
pedagógica. O universo de investigação deu-se em uma sala de pré-escola para
atender este sujeito especial, buscando identificar as necessidades e potencialidades
gerais da criança incluída, assim como também o desenvolvimento integral do aluno no
que se refere aos aspectos cognitivos, lingüísticos, e de socialização, que foram
trabalhadas utilizando como intermédio, o brincar, a musica e seus atributos, assim
como também aos colegas “normais” do aluno especial, foi apresentado contos infantis
sobre a diversidade, expondo que as diferenças existem e devem ser respeitadas e o
acompanhamento de uma fonoaudióloga. Com os dados obtidos na entrevista com o
professor e com a família e até com os demais professores da escola, pude notar que
existia muito medo, insegurança e desinformação para participar do crescimento e
desenvolvimento deste indivíduo e por isto realizei orientações e auxiliei o professor a
adaptar as atividades escolares, assim como a promoção de palestras informativas para
todos os professores da escola sobre o papel da educação especial, as deficiências e
de como irá funcionar os atendimentos em sala Multifuncional (AEE) que está para ser
implementada como pólo, para o final do ano ou início do ano que vem. Todas estas
ações no processo de inclusão escolar deste aluno, facilitaram as atividades de seu
cotidiano, suas relações e seu crescimento junto a escola de educação infantil e fora
dela.