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dc.contributor.advisorBattistel, Amara Lúcia Holanda Tavares
dc.creatorMartins, Cristina Eick
dc.date.accessioned2017-03-27T12:51:51Z
dc.date.available2017-03-27T12:51:51Z
dc.date.issued2010-11-22
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2724
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectAdaptações curricularespor
dc.subjectPráticas educacionaispor
dc.titleAdaptações curriculares de pequeno porte na educação de alunos com necessidades educacionais especiais em escolas municipais de ensino fundamental do municipio de Capão da Canoa, RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Capão da Canoa, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo se insere em uma perspectiva de pesquisa no campo da Educação Inclusiva, e teve como objetivo pesquisar o processo de inclusão educacional no ensino fundamental na rede municipal no município de Capão da Canoa, RS. A pesquisa partiu de uma abordagem qualitativa do tipo descritiva, a partir de questionários direcionados a diretores de onze escolas municipais de ensino fundamental e aos educadores que atuam em escolas cujos projetos político-pedagógicos sejam favoráveis à proposta da educação inclusiva e atendam alunos com necessidades educacionais especiais. Os dados relativos às adaptações curriculares, acessibilidade, recursos materiais e pedagógicos para as necessidades educacionais especiais dos alunos, foram analisados considerando as categorias presentes nas Adaptações Curriculares, BRASIL (2000). Reconhecer a implementação das Adaptações Curriculares de Pequeno Porte na educação de alunos com necessidades educacionais especiais permeia uma prática pedagógica planejada no processo da educação inclusiva. Compreender o desenvolvimento de práticas educativas em Educação Especial efetiva a aplicação de metodologias e práticas pedagógicas adaptadas para alunos com necessidades educacionais especiais, que promovam uma aprendizagem significativa no processo de construção do conhecimento, possibilitando o desenvolvimento de sujeitos com a capacidade de pensar de forma independente, através da utilização das mesmas.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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