dc.contributor.advisor | Battistel, Amara Lúcia Holanda Tavares | |
dc.creator | Martins, Cristina Eick | |
dc.date.accessioned | 2017-03-27T12:51:51Z | |
dc.date.available | 2017-03-27T12:51:51Z | |
dc.date.issued | 2010-11-22 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2724 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | Adaptações curriculares | por |
dc.subject | Práticas educacionais | por |
dc.title | Adaptações curriculares de pequeno porte na educação de alunos com necessidades educacionais especiais em escolas municipais de ensino fundamental do municipio de Capão da Canoa, RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Capão da Canoa, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo se insere em uma perspectiva de pesquisa no campo da
Educação Inclusiva, e teve como objetivo pesquisar o processo de inclusão
educacional no ensino fundamental na rede municipal no município de Capão da
Canoa, RS. A pesquisa partiu de uma abordagem qualitativa do tipo descritiva, a
partir de questionários direcionados a diretores de onze escolas municipais de
ensino fundamental e aos educadores que atuam em escolas cujos projetos
político-pedagógicos sejam favoráveis à proposta da educação inclusiva e atendam
alunos com necessidades educacionais especiais. Os dados relativos às
adaptações curriculares, acessibilidade, recursos materiais e pedagógicos para as
necessidades educacionais especiais dos alunos, foram analisados considerando
as categorias presentes nas Adaptações Curriculares, BRASIL (2000).
Reconhecer a implementação das Adaptações Curriculares de Pequeno
Porte na educação de alunos com necessidades educacionais especiais permeia
uma prática pedagógica planejada no processo da educação inclusiva.
Compreender o desenvolvimento de práticas educativas em Educação Especial
efetiva a aplicação de metodologias e práticas pedagógicas adaptadas para alunos
com necessidades educacionais especiais, que promovam uma aprendizagem
significativa no processo de construção do conhecimento, possibilitando o
desenvolvimento de sujeitos com a capacidade de pensar de forma independente,
através da utilização das mesmas. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |