Google sala de aula na formação inicial de professores: caminhos e desafios da educação 4.0
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Data
2022-08-18Primeiro coorientador
Bernardi, Giliane
Primeiro membro da banca
Reginatto, Andrea
Segundo membro da banca
Mazzardo, Mara Denize
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A educação do século XXI requer docentes que acompanhem o desenvolvimento da sociedade
contemporânea, necessitando atualizar-se para explorar a tecnologia no seu potencial
pedagógico e criar situações de aprendizagem diferentes e interessantes. A presente pesquisa
que se encontra na área de Concentração em Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação
e Democratização da Educação, na linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em
Rede, tem como problemática: em que medida as oficinas ofertadas na capacitação, mediada
pelo Google sala de aula, contribuirão para desenvolver fluência tecnológico-pedagógica na
formação inicial de professores do Curso Normal? Elencamos como objetivo principal analisar
as mudanças produzidas pela intervenção da capacitação de professores em formação inicial,
mediada pelo Google Sala de Aula, para o desenvolvimento de fluência tecnológicopedagógica, possibilitando situações de aprendizagem para aplicar na prática docente. Para isso,
desenvolvemos oficinas de capacitação tecnológico-pedagógica mediadas pelo ambiente virtual
Google Sala de Aula. Este estudo adotou uma investigação exploratória de abordagem de cunho
qualitativo, em que o método é o dedutivo e os pressupostos de uma pesquisa-ação. Os
instrumentos de coleta de dados consistiram em questionários, diário de campo, entrevistas e
observações das produções realizadas no decorrer da capacitação. A análise qualitativa baseouse na construção de quatro categorias, fundamentada no método de análise de conteúdo de
Bardin (2016). Os resultados apontam que as oficinas de capacitação possibilitaram aos futuros
docentes trilharem caminhos em direção à educação 4.0, gerando condições para potencializar
saberes técnicos, pedagógicos e emancipatórios, desenvolvendo a fluência tecnológicopedagógica. A pesquisa resultou em dois produtos, sendo um relatório técnico que apresenta a
Unidade de Estudo (UE) desenvolvida para execução de oficinas de capacitação e outro as
diretrizes pedagógicas e tecnológicas para capacitação de professores alinhadas à educação 4.0.
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