IFFARRHEART: uma proposta de solução computacional IoHT para auxiliar a prática pedagógica de educação física
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Data
2022-11-07Primeiro membro da banca
Voss, Gleizer Bierhalz
Segundo membro da banca
Maran, Vinícius
Metadata
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Este trabalho tem por objetivo apresentar e propor o uso de uma solução
computacional que utiliza o paradigma da Internet das Coisas nos cuidados com a
saúde, ou Internet of Healthcare Things (IoHT), voltada para atividades de Educação
Física escolar. Tal estudo buscou integrar variadas temáticas da Tecnologia da
Informação, como Internet das Coisas, Computação em Nuvem, Computação em
Névoa, Programação e Redes de Computadores, além de, Eletrônica Digital e
Impressão 3D, com o propósito de criar objetos computacionais para apoiar a prática
pedagógica docente no Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul
(IFFar-SVS). O problema de pesquisa identificado é o método manual de aferição da
frequência cardíaca (FC) dos estudantes, sendo por técnica de palpação ou
frequencímetros convencionais. Para a Metodologia, primeiramente foi realizado uma
revisão sistemática de literatura consolidado por Kitchenham (2004), a fim de reunir
todo aporte teórico necessário para projetar este estudo, e na sequência, foi proposta
uma arquitetura IoHT voltada para cunho educacional. Com o desenvolvimento desse
trabalho, foram construídos objetos, tais como, três cintas cardíacas e um gateway,
sendo implementado também uma página web oportunizada com a plataforma
ThingsBoard, compondo assim a solução nomeada IFFarHeart. Esta solução foi
avaliada em campo envolvendo 33 alunos e três professores de Educação Física do
IFFar-SVS, tanto nas aulas quanto nos treinamentos dos atletas da instituição. Foi
aplicado também uma pesquisa de satisfação com os envolvidos, a fim de avaliar o
uso e aplicação da solução em ambiente de ensino. Como resultados, a IFFarHeart
permitiu aos professores monitorar a FC de até três alunos simultaneamente e em
tempo real, atingindo distâncias de até 85 m ao ar livre entre as cintas cardíacas e o
gateway, se diferenciando nesses aspectos da maioria das soluções comerciais
atuais. A solução foi construída para ser utilizada totalmente sem fios, trazendo uma
ótima experiência aos usuários em relação a mobilidade, possuindo bateria suficiente
para o trabalho docente ininterrupto durante um dia inteiro. Com base nas respostas
da pesquisa de satisfação, os produtos construídos tiveram ótima avaliação em geral,
sendo considerados atrativos e confortáveis de utilizar, indicando potencial de ensino,
questões estas que estimulam os alunos e favorecem o processo ensinoaprendizagem, tornando possível o engajamento de uso por parte destes. Na questão
da fidedignidade na mensuração da FC pela IFFarHeart, foi realizado um teste
comparativo com uma solução comercial semelhante, marca Magene modelo H64,
apresentando uma variação percentual média geral de 1,3% com a solução
IFFarHeart, considerando a solução comercial como referência.
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