Formação inicial de professores de filosofia: um estudo sobre sua situação e perspectivas
Visualizar/ Abrir
Data
2004-12-17Primeiro membro da banca
Moraes, Amaury C.
Segundo membro da banca
Cunha, Jorge L . da
Terceiro membro da banca
Bellochio, Claúdia
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho apresenta um estudo sobre a formação inicial do professore de Filosofia, introduzindo uma análise de modelo de formação anterior às Diretrizes Curriculares e as Diretrizes dos Cursos de Filosofia, com o intuito de se fazer um contraponto entre o modelo de formação de professores de Filosofia e as perspectivas atuais de mudança nesta formação inicial. Discute-se também um problema antigo da Filosofia sobre o preconceito que diferencia a atividade filosófica e ensino de Filosofia, ou seja, a distinção entre o professor de filosofia e o filósofo. O estudo faz, ainda, uma análise da formação inicial do professor de Filosofia a partir de entrevistas aplicadas aos professores formadores, para analisar a compreensão que estes têm da formação inicial dos futuros professores e qual o perfil para as licenciaturas em Filosofia, a partir da reforma curricular que está sendo desenvolvida a após a promulgação das Resoluções 1/2002 e 2/2002. Partindo destes dados, pretende-se abrir uma apreciação acerca dos desafios e perspectivas do professor de Filosofia hoje. Embora, de modo geral, este tema esteja sendo ainda discutido e em construção, entende-se que um dos problemas para a atuação docente em Filosofia no nível médio, esteja no modo como é conduzida a formação inicial, voltada muito mais para pesquisa do que para o ensino. Não há discussões consistentes sobre uma didática da Filosofia pela maioria dos professores formadores, assim como dos professores da escola média. A valorização da pesquisa em detrimento do ensino produz a falta de pré-requisitos fundamentais á docência e, especialmente para docência em Filosofia. Essa situação tende a se modificar, pois as Diretrizes Curriculares e as Resoluções, que determinam aumento carga horária, em certo sentido, forçaram os professores formadores a refletirem sobre a questão do ensino que, a despeito de colocarem muitas restrições, estão discutindo a ampliação da formação pedagógica dos professores. A criação de novas propostas para as licenciaturas em Filosofia é uma questão que não pode esperar mais, pois é uma exigência dos próprios formadores, preocupados não só com o desenvolvimento do senso crítico do aluno, pois isso todas as disciplinas devem fazer, mas, acima de tudo, com a capacidade de problematizar a realidade e levar o aluno à atividade de filosofar.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: