dc.contributor.advisor | Pires, Cleidi Lovatto | |
dc.creator | Morais, Ércia Salete Soares | |
dc.date.accessioned | 2017-03-27T13:51:37Z | |
dc.date.available | 2017-03-27T13:51:37Z | |
dc.date.issued | 2010-12-13 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2726 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Preceitos legais | por |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.title | Formação continuada e a prática educativa inclusiva | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São Gabriel, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo monográfico parte do pressuposto de que a Educação é uma das molas
mestras através das quais se constitui e se mantém a sociedade, então precisa-se
reconhecer que é necessário uma formação de professores que atenda às
necessidades e os desafios impostos pelo paradigma da educação para todos. O
trabalho tem como objetivo principal destacar a importância da formação continuada
na prática educativa inclusiva. Para tanto, buscou-se subsídios através de uma
revisão bibliográfica, na qual se analisa a Legislação Federal pertinente à Educação
Especial, bem como alguns textos sobre formação continuada de professores frente
às diferentes deficiências a serem atendidas na inclusão, assim como o seu papel de
educador na inclusão social, entendendo a importância do processo permanente de
constituição dos professores como sujeitos e como coletivo de profissionais no
enfrentamento das dificuldades de uma prática inclusiva. A transformação da prática
do professor não é, portanto uma mera exigência da inclusão escolar de pessoas
com deficiência e/ou dificuldades de aprendizagem. Assim ela deve ser encarada
como um compromisso inadiável dos professores, que terão como consequência a
inclusão. Acredita-se que no movimento atual no qual a educação se encontra, é
importante que se debata sobre a inclusão escolar dos estudantes deficientes, pois
se corre o risco de, por omissão, acabar desenvolvendo um processo pseudoinclusivo,
no qual o que importa é apenas os indicadores quantitativos que atendem
interesses dos órgãos financiadores da educação brasileira. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |