dc.contributor.advisor | Rocha, Karla Marques da | |
dc.creator | Matos, Audiene Fernandes Andrade | |
dc.date.accessioned | 2017-03-27T14:20:33Z | |
dc.date.available | 2017-03-27T14:20:33Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2727 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.title | TICs uma ponte para a aprendizagem na educação inclusiva | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Lagamar, MG, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo monográfico apresenta um estudo sobre as Tecnologias da Educação
Informação e Comunicação – TIC’s, voltadas para a aprendizagem na Educação
Inclusiva. O objetivo geral aqui proposto foi o de identificar e analisar o processo de
inclusão de pessoas com deficiência através das TIC’s. e os específicos foram:
Identificar e analisar o processo de inclusão de pessoas com deficiência através da
Tecnologia Assistiva; Conhecer peças de equipamentos ou sistemas de produtos,
adquirido comercialmente ou desenvolvido artesanalmente, modificado ou feito sob
medida, que é usado para aumentar, manter ou melhorar habilidades de pessoas
com limitações funcionais, sejam físicas ou sensoriais. O estudo aconteceu
mediante pesquisa bibliográfica e de observações do trabalho com as crianças da
UPAEL – União de Pais e Amigos dos Excepcionais, realizadas nas escolas
municipais de Lagamar- Minas Gerais. São elas: Escola Municipal “Presidente Bias
Fortes”, Escola Municipal Ananias Martins” e Centro Municipal de Educação Infantil.
Os resultados da pesquisa mostram que o trabalho com as TIC’S é fundamental no
desenvolvimento dos educandos. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |