dc.creator | Wermuth, Silvia Betris Bender | |
dc.date.accessioned | 2022-12-07T16:39:57Z | |
dc.date.available | 2022-12-07T16:39:57Z | |
dc.date.issued | 2005-03-24 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27282 | |
dc.description.abstract | incontestable, has become insufficient. It is the end of the absolut certainties. All
these apprehensions stimulated me to perform this research, where I search the math
teacher’s imaginary from his/her life stories with the intention to contribute in his/her
search of the overcoming of always being right and the truth mighty demand. The miths
that fulfill math with values and expectations that come from stories of the High school
teacher will be considered and his/her imaginary to perform an approach to the analysis
of the ways of cooperation or conflict in math teaching will be highlighted. Considering
that every pedagogical act is a political act and that teaching demands understanding that
education is a way of interference in the world, I have closen the qualitative research
once I am concerned of going beyond the studied reality description, searching other
ways to act and transform. The research trajectory will be presented in five sequential
acts. Its organization happened in a discontinuous way tough. I start the trajectory by my
life story as a math teacher. Then, I search, on the western history, for hints to understand
the power that math still has on parents and students. After, I present the teenager
student and the math teaching. The forth oral life story, memory and imaginary were the
tools that helped me to comprehend the narratives that are described in the fifth act.
There I see the imaginary of the high school teacher having as references the ideas of
Maffesoli, Morin, Teixeira and Postic. In the last act, with the help of theoretical references,
and contributors I face the image people have of the math teacher. I try to overcome
the little miths that impregnate his/her practice and to forsee new possibilities to
the math teaching. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Imaginário | por |
dc.subject | História de vida | por |
dc.subject | Professores de matemática | por |
dc.subject | Alunos adolescentes | por |
dc.subject | Imaginary | eng |
dc.subject | Life story | eng |
dc.subject | Teenager students | eng |
dc.subject | Math teacher's | eng |
dc.title | O imaginário na história de vida do professor de matemática | por |
dc.title.alternative | The imaginary on the math teacher’s life story. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Vivemos a crise dos paradigmas científicos porque nossas leituras da realidade, até
então inquestionáveis, tornaram-se insuficientes. É o fim das certezas absolutas. Todas
estas inquietações me impulsionaram a realizar a presente pesquisa na qual investigo o
imaginário do professor de matemática a partir de sua história de vida com a intenção de
contribuir para que o professor de matemática busque a sua superação de sempre acertar e
de sempre ser o “todo poderoso” da verdade eterna e fixa. Na pesquisa, serão problematizados
os “mitos” que impregnam a matemática a partir de valores e expectativas que
emergem das narrativas dos professores de Ensino Médio, e destacados o imaginário deste
professor para realizar uma aproximação a análise de modos recorrentes de cooperação
ou de conflito no ensino da matemática com alunos adolescentes. Tendo em vista que
todo ato pedagógico é um ato político e que ensinar exige compreender que a educação é
uma forma de intervenção no mundo, escolhi a pesquisa qualitativa, pois tenho a preocupação
de ir além da descrição da realidade estudada, buscando outros caminhos para a
ação e a transformação. O percurso da pesquisa será apresentada em cinco atos seqüenciais,
embora a sua organização tenha se dado de forma descontínua. Inicio o percurso pela
minha história de vida como professora de matemática de alunos adolescentes. A seguir,
busco na história ocidental, indícios para entender o “poder” que a matemática ainda exerce
sobre os pais e alunos. No meio do percurso, encontro o aluno adolescente e o ensino
da matemática. A história oral de vida, a memória e o imaginário do quarto ato foram
ferramentas que me ajudaram a interpretar as narrativas que constituem o quinto ato. Nele,
extraio o imaginário do professor de matemática do Ensino Médio tendo como referência
as idéias de Maffesoli, Morin, Teixeira e Postic. Finalizando o percurso, no último
ato, me coloco, com a ajuda dos colaboradores e do referencial teórico, diante da imagem
que fazem do professor de matemática onde procuro transcender os pequenos mitos que
impregnam a sua prática pedagógica e vislumbrar novas possibilidade para o ensino da
matemática. | por |
dc.contributor.advisor1 | Cunha, Jorge Luiz da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7227767555433465 | por |
dc.contributor.referee1 | Bisognin, Vanilde | |
dc.contributor.referee2 | Tomazetti, Elisete Medianeira | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0199875419798625 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |