Uma análise do curso de pós-graduação em Educação Ambiental do Centro Universitário Franciscano através do seu programa de estudos
Visualizar/ Abrir
Data
2005-01-17Autor
Bernardes, Maria Rozane Berger
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A temática ambiental consiste em um dos grandes temas de
discussão na atualidade. Isto se deve ao fato de que os problemas
ambientais decorrentes da atividade humana e, principalmente, do modo
civilizatório, atingiram um nível de gravidade a ponto de comprometerem a
sobrevivência do planeta. O presente trabalho teve como objetivo
primordial abordar a formação de educadores ambientais a partir do
programa de Pós – Graduação em EA da UNIFRA. Para tanto, a
metodologia empregada com vista à operacionalização deste trabalho
constou de anàlise do Projeto Político Pedagógico do referido curso,
revisão bibliográfica e documental. Os resultados alcançados permitem
constatar que a UNIFRA, ciente do papel que lhe compete enquanto
Instituição de Ensino Superior, alicerça-se como centro de referência na
formação de educadores ambientais, que interagem com a comunidade a
qual estão inseridos e vivenciam em sua práxis cotidiana os princípios da
EA. Disso deprende-se que, somente através da Educação é que se obtêm
cidadãos conscientes, críticos, capazes de interferirem responsavelmente no
meio em que vivem e de construírem uma sociedade sustentável,
equilibrada, onde a ética centrada na vida prevaleça.
Coleções
- Educação Ambiental [190]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: