dc.contributor.advisor | Hoppe, Juarez Martins | |
dc.creator | Bernardes, Maria Rozane Berger | |
dc.date.accessioned | 2022-12-13T13:09:55Z | |
dc.date.available | 2022-12-13T13:09:55Z | |
dc.date.issued | 2005-01-17 | |
dc.date.submitted | 2005 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27314 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2005. | por |
dc.description.abstract | Thematic the ambient one consists of one the great subjects of
quarrel in the present time. This if must to the fact of that the decurrent
ambient problems of the activity human being and, mainly, in the
civilizatório way, had reached a gravity level the point to compromise the
survival of the planet. The present work had as objective primordial to
approach the formation of ambient educators from the program of After -
Graduation in EA of the UNIFRA. For in such a way the methodology used
with sight to the operacionalização of this work Pedagogical Politician of
the related course consisted of análise of the Project, bibliographical
revision and documentary. The reached results allow to evidence that the
UNIFRA, cliente of the paper that competes to it while Institution of
Superior Education, alicerça as center of reference in the formation of
ambient educators, who interact with the community which they are
inserted and they live deeply in its praxis daily the principles of the EA. Of
this deprende that, through the Education it is only that conscientious
citizens get themselves, critical, capable to intervene responsavelmente
with the way where they live and to construct a sustainable society,
balanced, where the ethics centered in the life prevail. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.title | Uma análise do curso de pós-graduação em Educação Ambiental do Centro Universitário Franciscano através do seu programa de estudos | por |
dc.title.alternative | An analysis of the course of pós-graduação in Ambient Education of University Center Franciscano through its program of studies | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | A temática ambiental consiste em um dos grandes temas de
discussão na atualidade. Isto se deve ao fato de que os problemas
ambientais decorrentes da atividade humana e, principalmente, do modo
civilizatório, atingiram um nível de gravidade a ponto de comprometerem a
sobrevivência do planeta. O presente trabalho teve como objetivo
primordial abordar a formação de educadores ambientais a partir do
programa de Pós – Graduação em EA da UNIFRA. Para tanto, a
metodologia empregada com vista à operacionalização deste trabalho
constou de anàlise do Projeto Político Pedagógico do referido curso,
revisão bibliográfica e documental. Os resultados alcançados permitem
constatar que a UNIFRA, ciente do papel que lhe compete enquanto
Instituição de Ensino Superior, alicerça-se como centro de referência na
formação de educadores ambientais, que interagem com a comunidade a
qual estão inseridos e vivenciam em sua práxis cotidiana os princípios da
EA. Disso deprende-se que, somente através da Educação é que se obtêm
cidadãos conscientes, críticos, capazes de interferirem responsavelmente no
meio em que vivem e de construírem uma sociedade sustentável,
equilibrada, onde a ética centrada na vida prevaleça. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |