Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMedina, Roseclea Duarte
dc.creatorMattos, Flávia Hitomi Takei de
dc.date.accessioned2017-03-28T14:59:19Z
dc.date.available2017-03-28T14:59:19Z
dc.date.issued2010-11-06
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2731
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThe aim of this paper is to use conceptual maps in sciences, with the help of TICs, where fifth graders effectively make conceptual maps in order to transform their study in a real learning process. This new approach has initially caused some resistance, doubts and fear while trying to relate the concepts of sciences with the making and distribution of conceptual maps. While the students were invited to work with the concepts of the Cmap tools program, they also started improving the making of conceptual maps, with good explanations and distribution and use of colors. This work enabled the learning of sciences, improving students concentration, interpretation and in the results of their evaluation. The information stored in the cognitive region of the students were stimulated through the elaboration of conceptual maps, and improving the comprehension of the contents taught in class.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMapas conceituaispor
dc.subjectCmapTools (editor de mapa conceitual)por
dc.subjectAprendizagempor
dc.titleO uso dos mapas conceituais na aprendizagem de ciênciaspor
dc.title.alternativeUsing conceptual maps in the learning of scienceseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três de Maio, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoA proposta deste trabalho é utilizar os mapas conceituais na disciplina de ciências junto com as TICs, onde alunos da 5ª série utilizem a construção de mapas conceituais para transformar o ensino efetivamente na aprendizagem. Essa nova metodologia inicialmente provocou resistências, indefinições e medo ao relacionar os conceitos da disciplina de ciências com a construção e distribuição dos mapas conceituais. Na medida em que eram incentivados para trabalhar com os conceitos no programa Cmap Tools, foram melhorando a construção e elaboração dos mapas conceituais com boas explicações, distribuição e utilização de cores. O trabalho proporcionou a aprendizagem dos conteúdos de ciências, melhorando a concentração, interpretação e resultados das avaliações da disciplina. As informações armazenadas na região cognitiva dos alunos foram estimuladas pela construção dos mapas conceituais, refletindo no entendimento dos conceitos ensinados.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples