Ensino de Geografia para alunos com deficiência visual: problematização e possibilidades, o caso da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS
View/Open
Date
2022-04-12Primeiro membro da banca
Castrogiovanni, Antonio Carlos
Segundo membro da banca
Batista, Natália Lampert
Terceiro membro da banca
Spironello, Rosangela Lurdes
Quarto membro da banca
Castro, Sabrina Fernandes de
Metadata
Show full item recordAbstract
A partir da década de 1990, o Brasil passa a assumir, no âmbito educacional, uma postura orientada à universalização da educação, e, para atender aos anseios da inclusão a escola precisou se reestruturar, superando a cultura educacional segregadora, que criava a escola dos diferentes, para construir uma escola das diferenças. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo averiguar a partir da percepção dos professores de Geografia da rede pública municipal de Santa Maria, RS, a eficiência do processo de ensino e aprendizagem de educandos com deficiência visual. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, que adotou como coleta de dados um roteiro de questionário com perguntas estruturadas e semiestruturadas. Suas etapas metodológicas estiveram fundamentadas na Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011). A partir dos resultados obtidos verificou-se que houve avanços significativos no campo teórico das políticas educacionais em escala federal, estadual e mesmo municipal, no que tange à garantia do direito ao acesso à educação de qualidade a todos os cidadãos, principalmente às pessoas com deficiência. No entanto, constatamos que nem sempre a teoria condiz com a realidade, pois os professores participantes evidenciaram através das falas que se sentem inseguros, despreparados, e sobrecarregados diante de um ambiente escolar inclusivo, esses e outros fatores acabam por afetar diretamente eficiência do processo de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência visual. Diante da realidade apresentada, melhorias são necessárias para que as escolas se tornem espaços para todos, sendo assim consideramos as experiências e os conhecimentos que os professores têm como importantes estratégias para remoção dos obstáculos que ainda barram a aprendizagem e a participação de muitos alunos.
Collections
The following license files are associated with this item: