Processos de gestão e inclusão de alunos com autismo na educação superior
Resumo
O objetivo deste trabalho foi conhecer como professores formadores de um curso de especialização em Gestão
Educacional pensam o processo de ensino e aprendizagem para alunos com Transtorno do Espectro Autista no
Ensino Superior. Trata-se de um estudo qualitativo do tipo descritivo. Como método de coleta de dados utilizouse de entrevistas semiestruturadas que foram aplicadas através de uma ferramenta disponibilizada pelo Google o
Google forms, seis participantes professores formadores do Curso de Especialização em Gestão Educacional
(CEGE/UFSM) aceitaram participar. A análise dos dados deu-se por meio da análise categorial de Bardin (2011).
Com os achados da pesquisa, constatou-se que a maior parte dos participantes não teve a experiência de pensar o
processo de gestão da sala de aula, no ensino e aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista no
Ensino Superior. Relataram barreiras como a falta de investimento em formação continuada, desenvolvimento de
políticas públicas e de investimento em ações na comunidade que contemplem esta temática. Em conclusão,
mesmo que os professores ainda não tivessem a experiencia de se deparar com a inclusão de um aluno com TEA
no Ensino Superior, relatam a importância desse estudo para a reflexão sobre o tema. Desse modo, é possível
afirmar que a garantia da inclusão educacional nos espaços universitários, depende, em grande medida, dos
processos de gestão, ou seja, é importante que o professor tenha espaço para reflexão tendo em vista a oferta de
um ensino aprendizagem de qualidade, garantindo acesso e permanência de alunos com TEA no Ensino Superior.
Coleções
- Gestão Educacional [294]
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