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dc.contributor.advisorPavão, Silvia Maria de Oliveira
dc.creatorMenezes, Regiane Silva de
dc.date.accessioned2022-12-15T11:37:55Z
dc.date.available2022-12-15T11:37:55Z
dc.date.issued2021-06-01
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27346
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2021.por
dc.descriptionA data da defesa está de acordo com o que consta registrado na ata da defesa.por
dc.description.abstractThe objective of the work was to find out how teachers who form a specialization course in Educational Management think about the teaching and learning process for students with Autism Spectrum Disorder in Higher Education. This is a qualitative, descriptive study. As a method of data collection, semi-structured interviews were used that were applied through a tool made available by Google, Google forms, six participating teachers, trainers of the Specialization Course in Educational Management (CEGE / UFSM) agreed to participate. The analysis of the data took place through the categorical analysis of Bardin (2011). With the research findings, it was found that most participants did not have the experience of thinking about the classroom management process, in the teaching and learning of students with Autism Spectrum Disorder in Higher Education. They reported barriers such as lack of investment in continuing education, development of public policies and investment in actions in the community that address this theme. In conclusion, even if the teachers still did not have the experience of facing the inclusion of a student with ASD in Higher Education, they report the importance of this study for reflection on the theme. In this way, it is possible to affirm that the guarantee of educational inclusion in university spaces, depends, to a great extent, on the management processes, that is, it is important that the teacher has space for reflection in order to offer quality teaching learning. , ensuring access and permanence of students with ASD in Higher Education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestãopor
dc.subjectEducação superiorpor
dc.subjectTEApor
dc.subjectManagementeng
dc.subjectCollege educationeng
dc.subjectAutism spectrum disordereng
dc.titleProcessos de gestão e inclusão de alunos com autismo na educação superiorpor
dc.title.alternativeManagement processes and inclusion of students with autism in higher educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi conhecer como professores formadores de um curso de especialização em Gestão Educacional pensam o processo de ensino e aprendizagem para alunos com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Superior. Trata-se de um estudo qualitativo do tipo descritivo. Como método de coleta de dados utilizouse de entrevistas semiestruturadas que foram aplicadas através de uma ferramenta disponibilizada pelo Google o Google forms, seis participantes professores formadores do Curso de Especialização em Gestão Educacional (CEGE/UFSM) aceitaram participar. A análise dos dados deu-se por meio da análise categorial de Bardin (2011). Com os achados da pesquisa, constatou-se que a maior parte dos participantes não teve a experiência de pensar o processo de gestão da sala de aula, no ensino e aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Superior. Relataram barreiras como a falta de investimento em formação continuada, desenvolvimento de políticas públicas e de investimento em ações na comunidade que contemplem esta temática. Em conclusão, mesmo que os professores ainda não tivessem a experiencia de se deparar com a inclusão de um aluno com TEA no Ensino Superior, relatam a importância desse estudo para a reflexão sobre o tema. Desse modo, é possível afirmar que a garantia da inclusão educacional nos espaços universitários, depende, em grande medida, dos processos de gestão, ou seja, é importante que o professor tenha espaço para reflexão tendo em vista a oferta de um ensino aprendizagem de qualidade, garantindo acesso e permanência de alunos com TEA no Ensino Superior.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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