Gestão democrática no magistério público estadual do RS: conceitos e ações a partir de revisão da literatura
Resumen
Esta monografia é decorrente dos estudos desenvolvidos no Curso de Especialização
em Gestão Educacional, junto à linha de pesquisa LP/1 – Políticas e Gestão da
Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e
Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria. Se constitui numa
produção do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão Educacional –
GESTAR/CNPq. Tem por objetivo geral compreender os processos de gestão
democrática no que diz respeito ao magistério público estadual do RS, a partir de uma
pesquisa de estado do conhecimento, em um recorte temporal dos anos de 2015 a
2020. A pesquisa do estado do conhecimento caracteriza-se como um estudo
exploratório que acessou fontes de ordem documental e bibliográfica, com olhar
direcionado à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e ao Catálogo de
Teses e Dissertações da Capes (Capes), e resultou na seleção e análise de seis teses
e treze dissertações. A análise dos dados teve como base os pressupostos da Análise
de Conteúdo, considerando os preceitos de Bardin (2016), e com o aporte teórico da
gestão educacional e gestão democrática com base nos estudos de Libâneo (2012),
Lück (2011) e Paro (2017), entre outros referenciais. Entre os resultados e conclusões,
destaca-se que o estado do RS possui uma legislação própria que prevê a gestão
democrática, condizente com os pressupostos vigentes na legislação nacional, como
também possui mecanismos para sua efetivação, como a escolha de diretores e vicediretores escolares. Identificou-se diversos casos em que a implementação da gestão
democrática escolar foi bem-sucedida em diferentes âmbitos do cotidiano escolar,
priorizando a participação, em especial, quando houve a mediação pelos gestores
escolares, entre eles o diretor. Sobremaneira, constatou-se a necessidade de maior
investimento na qualificação dos profissionais que atuam na gestão escolar, com
vistas a estarem mais preparados para a compreensão e implementação de políticas
públicas educacionais e, nesse sentido, aprimorar os processos de gestão
democrática no contexto escolar.
Colecciones
- Gestão Educacional [293]
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