Mostrar registro simples

dc.creatorVargas, Jamily Charão
dc.date.accessioned2022-12-15T18:05:00Z
dc.date.available2022-12-15T18:05:00Z
dc.date.issued2010-02-26
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27365
dc.description.abstractThis post-graduation study is linked to the LP1 research area, called Teacher Training and Professional Development, of Education Post-Graduation Program from Universidade Federal de Santa Maria. It focus is in three teachers life history, aiming to study the childhood and ludic activities conceptions, during the personal and professional life trajectory of the teachers, with the basic education enlargement. A qualitative approach is used, with the Case Study Method of the type Histories of Life, tends as instruments of collection of information the written autobiographies and the semi-structured interviews with the collaborators of the research. Starting from the reconstruction of their life histories, the three collaborators narrated their representations of childhoods and ludic activities, built in their personal and professional trajectory. It leans on in the studies of Priors (2007, 1995), Corazza (2000, 2002), Aries (2006), Negrine (2000), Fortune (2004), Kishimoto (2006, 2008), among others that approach the childhood and the ludic activities; in studies of Nóvoa (1992, 1995), Pereira (2000), Tardif (2000, 2002), Imbernón (2005), Sacristán (2006), among others that study the training teacher and teacher knowledge; as well as in the Laws, Opinions and Legal Orientations for the enlargement of the Basic Education. It is believed that the implementation of the Basic Education of nine years opens spaces for the discussion of the childhoods and of the ludic activities among the teachers, in search of solid practices for the new pointed perspectives for the didactic and pedagogic work with the six year-old children. It is considered the relevance of the Orientations and Reports of Ministry of Education (2004a, 2004b, 2006, 2007) to this work in the new first year of the Basic Education happens in a ludic perspective, approaching a literacy atmosphere and respecting the integral development of the childhood. In that sense, this research configures important moments of approach with the conceptions of childhood and ludic activities, pointing hypotheses for the construction of practices that it respect the childhood and value the ludic aspects inside of the classrooms of the first year of the Basic Education of nine-years-long.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInfânciaspor
dc.subjectPráticas lúdicaspor
dc.subjectHistória de vidapor
dc.subjectEnsino fundamental de nove anospor
dc.subjectChildhoodeng
dc.subjectLudic activityeng
dc.subjectHistories of lifeeng
dc.subjectBasic education of nine-years-longeng
dc.titleProfessoras alfabetizadoras e o ensino fundamental de nove anos: concepções frente à infância e à ludicidadepor
dc.title.alternativeLiteracy teacher and nine-years-long basic education: conceptions about chilhood and ludic activitieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho de pós-graduação está vinculado à linha de pesquisa LP1, intitulada Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Concentra-se na história de vida de três professoras, tendo como objetivo geral investigar as concepções construídas frente às infâncias e às práticas lúdicas, ao longo da trajetória de vida pessoal e profissional destas professoras, perante a ampliação do Ensino Fundamental. Para tanto, utiliza-se uma abordagem qualitativa, com o Método Estudo de Caso do tipo Histórias de Vida, tendo como instrumentos de coleta de informações as autobiografias escritas e as entrevistas semiestruturadas com as colaboradoras da pesquisa. A partir da reconstrução de suas histórias de vida, as três colaboradoras narraram suas representações de infâncias e de prática lúdicas, construídas no decorre de toda sua trajetória pessoal e profissional. Apóia-se nos estudos de Priores (2007, 1995), Corazza (2000, 2002), Áries (2006), Negrine (2000), Fortuna (2004), Kishimoto (2006, 2008), entre outros que abordam a infância e AA práticas lúdicas; em estudos de Nóvoa (1992, 1995), Pereira (2000), Tardif (2000, 2002), Imbernón (2005), Sacristán (2006), entre outros que estudam a formação e saberes docentes; bem como nas Leis, Pareceres e Orientações Legais para a ampliação do Ensino Fundamental. Acredita-se que a implementação do Ensino Fundamental de nove anos abre espaços para a discussão das infâncias e das atividades lúdicas entre os professores, em busca de práticas consistentes para as novas perspectivas apontadas para o trabalho didático e pedagógico com as crianças de seis anos de idade. Considera-se a relevância das Orientações e Relatórios do Ministério da Educação (2004a, 2004b, 2006, 2007) para que este trabalho no novo primeiro ano do Ensino Fundamental ocorra numa perspectiva lúdica, abordando um ambiente alfabetizador e respeitando o desenvolvimento integral da infância. Nesse sentido, esta pesquisa configura momentos importantes de aproximação com as concepções sobre a infância e o brincar, apontando hipóteses para a construção de práticas que respeitem as infâncias e valorizem os aspectos lúdicos dentro das salas de aula do primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos.por
dc.contributor.advisor1Antunes, Helenise Sangoi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6804330341401151por
dc.contributor.referee1Peres, Eliane Terezinha
dc.contributor.referee2Carvalho, Diana Carvalho de
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3073752698803889por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International