Desenvolvendo capacidades motoras em crianças com hidrocefalia em atividades aquáticas
Resumo
Com o objetivo de analisar se as atividades aquáticas contribuem para o desenvolvimento das capacidades
motoras de crianças com hidrocefalia, fizeram parte deste estudo três (03) crianças com hidrocefalia com
idades entre um (01) e quatro (04) que freqüentavam a Clínica Antônio Francisco Lisbôa, da cidade de Santa
Maria/RS. As atividades foram desenvolvidas em duas (02) sessões semanais de 30 minutos cada sessão.
Antes de iniciar as atividades foi feita uma entrevista com os pais das crianças, a fim de obter informações a
respeito das mesmas. Foi feita também uma apresentação às crianças a cerca do local onde seria trabalhado,
bem como à professora e à monitora que auxiliava nas atividades. Após esta etapa foi realizada uma
avaliação inicial com as crianças para iniciar com a intervenção, visando o desenvolvimento das capacidades
motoras das mesmas. Após nove (09) aulas ocorreu novamente uma avaliação para verificar a evolução das
crianças após a intervenção. Por fim aconteceu outra entrevista com os pais para obter informações
referentes ao trabalho desenvolvido às crianças. Ao final do estudo obteve-se resultados significativos com
relação a melhoras obtidas, como por exemplo, no equilíbrio, na motricidade fina e global, bem como na
marcha, contribuindo desta forma em seus deslocamentos, mobilidade, enfim colaborando nas atividades de vida diária, na saúde e na qualidade de vida das mesmas.
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