dc.creator | Groos, Paola Tassinari | |
dc.date.accessioned | 2022-12-16T14:00:39Z | |
dc.date.available | 2022-12-16T14:00:39Z | |
dc.date.issued | 2022-09-15 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27374 | |
dc.description.abstract | Argumentation is part of human activity and is carried out through orality and writing; therefore, it is
essential that this practice is taught in school. This study is linked to the Postgraduate Program in
Language and Literature at Federal University of Santa Maria (UFSM), to the research line Language
in the social context, and to the research group Oral and written genres: theory and teaching (GOE). It
aims to investigate the argumentative development of the "student-users‖ of Portuguese language
using oral corpora – genres involved in the simulated jury – and written corpora – National High
School Exam (ENEM) essays – produced in activities based on the continuum between oral and
written genres in Portuguese language workshops. The ENEM essay and the argumentative genres of
the simulated jury are the genres investigated in the school context. This research has as theoretical
assumptions the perspectives on language from Bakhtin (1997; 2014) and on teaching from Vygotsky
(1984; 1991). As for genre studies, this investigation was mainly based on Bakhtin (1997), Dolz and
Schneuwly (2004), and Marcuschi (2001, 2008). In relation to argumentation studies, this research is
anchored in the New Rhetoric, whose fundamental authors are Perelman and Olbrechts-Tyteca (1996)
as well as Brazilian linguists such as Fiorin (2018) and Koch and Elias (2016). The methodology used
to conduct this investigation in the classroom is action research (THIOLLENT, 1996; TRIPP, 2005;
GREENWOOD and LEVIN, 2006), since it enables interaction between the researcher and the
subjects. Thus, for generating the research corpus, we visited a state school in the municipality of
Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brazil, more specifically in a 12-grade class during the night shift.
Nineteen workshops were held and two research subjects were chosen: A1 and A2. We analyzed five
ENEM essays from A1 and three from A2, and their participation as a prosecutor and a defense
attorney, respectively, in the simulated jury trial. Results point out to the argumentative level of
students both in writing and orality and show the teaching of argumentation in Basic Education in
Portuguese classes must be carried out through oral genres and written genres. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Argumentação | por |
dc.subject | Gêneros discursivos | por |
dc.subject | Redação do ENEM | por |
dc.subject | Júri simulado | por |
dc.subject | Pesquisa-ação | por |
dc.subject | Argumentation | eng |
dc.subject | Discourse genres | eng |
dc.subject | ENEM essay | eng |
dc.subject | Simulated jury | eng |
dc.subject | Action research | eng |
dc.title | O desenvolvimento argumentativo na escrita e na oralidade: um estudo a partir da redação do ENEM e do júri simulado | por |
dc.title.alternative | The argumentative development in writing and orality: a study based on ENEM essay and simulated jury | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | A argumentação faz parte da atividade humana e realiza-se por meio da oralidade e da escrita. Diante
disso, é fundamental que tal prática seja ensinada no ambiente escolar. Dessa maneira, vinculada ao
Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), à
linha de pesquisa Linguagem no contexto social e ao grupo de pesquisa Gêneros orais e escritos:
teoria e ensino (GOE), esta pesquisa objetiva investigar, a partir de corpora orais – gêneros
envolvidos no júri simulado – e escrito – redações do ENEM – produzido em atividades baseadas no
continuum entre gêneros orais e escritos, dinamizadas em oficinas escolares de Língua Portuguesa, o
desenvolvimento argumentativo dos ―discentes-usuários‖ da Língua Portuguesa. A redação do ENEM
e os gêneros argumentativos do júri simulado são os gêneros investigados no contexto escolar. A
pesquisa tem como pressupostos teóricos as perspectivas sobre linguagem e ensino,
respectivamente, de Bakthin (1997; 2014) e de Vygotsky (1984; 1991). Quanto à teorização sobre
gêneros, embasamo-nos, principalmente em Bakhtin (1997), Dolz e Schneuwly (2004) e Marcuschi
(2001, 2008). Em relação aos estudos sobre argumentação, ancoramo-nos na Nova Retórica, cujos
autores fundamentais são Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996) e também em alguns linguistas
brasileiros: Fiorin (2018) e Koch e Elias (2016). A metodologia utilizada para a realização desta
investigação em sala de aula é a pesquisa-ação (THIOLLENT, 1996; TRIPP, 2005; GREENWOOD e
LEVIN, 2006), visto que possibilita a interação entre o pesquisador e os sujeitos da pesquisa. Assim,
para a geração do corpus da pesquisa, inserimo-nos em um Colégio Estadual, do município de Santa
Maria, no Rio Grande do Sul, Brasil, mais especificamente em uma turma do terceiro ano do Ensino
Médio, no turno da noite. Foram realizadas 19 oficinas e escolhidos dois sujeitos de pesquisa: A1 e
A2. Analisamos cinco redações do ENEM de A1 e três de A2 e suas participações, respectivamente,
como advogada de acusação e de defesa no júri simulado. Como resultados, destacamos a
qualificação argumentativa dos discentes tanto na escrita quanto na oralidade e, fundamentalmente,
que o ensino da argumentação, na Educação Básica, nas aulas de Língua Portuguesa, deve ser
realizado por meio de gêneros orais e de gêneros escritos. | por |
dc.contributor.advisor1 | Negreiros, Gil Roberto Costa | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5584643092386755 | por |
dc.contributor.referee1 | Bueno, Luzia | |
dc.contributor.referee2 | Crestani, Luciana Maria | |
dc.contributor.referee3 | Pinton, Francieli Matzenbacher | |
dc.contributor.referee4 | Motta, Vaima Regina Alves | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1175317597907545 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Letras | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |