Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorViana, Luciana Erina Palma
dc.creatorAndrades, Ana Paula Oliveira de
dc.date.accessioned2022-12-16T15:03:21Z
dc.date.available2022-12-16T15:03:21Z
dc.date.issued2007-01-02
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27379
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2007.por
dc.description.abstractTo analyze the preparation of the Physical Education teacher and the formation of tutor colleagues as endowed strategy of inclusion of ANEE (students with special educational needs) in the classes was the objective of the study. The group was compounded by 24 students where 01 student with physical deficiency of the fifth year of fundamental schooling of a municipal school in Santa Maria/RS, the physical education teacher of the school and searcher. Four reunions were realized to prepare the teacher and three training reunions of the tutor colleagues, with the duration of a hundred minutes each reunion, using as evaluating agent the occurrence register of them. The initiative of the strategy by colleagues and tutors and mainly the training of a whole team to this role, has propitiated the propagation of important informations to more individuals that will carry forward the acquired knowledge, what becomes practicable and positive the employment of the proposition.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectTutorespor
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectTeachereng
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectTutorseng
dc.titlePreparando o professor de Educação Física para a inclusão: formando colegas tutores como estratégia de apoiopor
dc.title.alternativePreparing the Physical Education teacher to the inclusion: training tutor colleagues as support strategyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoAnalisar a preparação da professora de Educação Física e a formação de colegas tutores como estratégia favorecedora de inclusão de ANEE nas aulas foi o objetivo do estudo. O grupo foi representado por 24 alunos, sendo 01 aluno com deficiência física do 5º ano do ensino fundamental, de uma escola da rede municipal de Santa Maria/RS, a professora de Educação Física da escola e a pesquisadora. Foram realizados 04 encontros de preparação da professora e 03 encontros de formação dos colegas tutores, com duração de 100 minutos cada encontro, tendo como instrumento avaliativo o registro de ocorrência dos mesmos. A iniciativa da estratégia por colegas tutores e principalmente a formação de toda uma turma para tal função, propiciou a propagação de informações relevantes a mais indivíduos que poderão levar adiante os conhecimentos adquiridos, o que torna viável e positiva a utilização da proposta.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto