dc.contributor.advisor | Viana, Luciana Erina Palma | |
dc.creator | Andrades, Ana Paula Oliveira de | |
dc.date.accessioned | 2022-12-16T15:03:21Z | |
dc.date.available | 2022-12-16T15:03:21Z | |
dc.date.issued | 2007-01-02 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27379 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | To analyze the preparation of the Physical Education teacher
and the formation of tutor colleagues as endowed strategy of
inclusion of ANEE (students with special educational needs)
in the classes was the objective of the study. The group was
compounded by 24 students where 01 student with physical
deficiency of the fifth year of fundamental schooling of a
municipal school in Santa Maria/RS, the physical education
teacher of the school and searcher. Four reunions were
realized to prepare the teacher and three training reunions
of the tutor colleagues, with the duration of a hundred
minutes each reunion, using as evaluating agent the
occurrence register of them. The initiative of the strategy
by colleagues and tutors and mainly the training of a whole
team to this role, has propitiated the propagation of
important informations to more individuals that will carry
forward the acquired knowledge, what becomes practicable and positive the employment of the proposition. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Professor | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Tutores | por |
dc.subject | Physical education | eng |
dc.subject | Teacher | eng |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Tutors | eng |
dc.title | Preparando o professor de Educação Física para a inclusão: formando colegas tutores como estratégia de apoio | por |
dc.title.alternative | Preparing the Physical Education teacher to the inclusion: training tutor colleagues as support strategy | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | Analisar a preparação da professora de Educação Física e a
formação de colegas tutores como estratégia favorecedora de
inclusão de ANEE nas aulas foi o objetivo do estudo. O grupo
foi representado por 24 alunos, sendo 01 aluno com
deficiência física do 5º ano do ensino fundamental, de uma
escola da rede municipal de Santa Maria/RS, a professora de
Educação Física da escola e a pesquisadora. Foram realizados
04 encontros de preparação da professora e 03 encontros de
formação dos colegas tutores, com duração de 100 minutos cada
encontro, tendo como instrumento avaliativo o registro de
ocorrência dos mesmos. A iniciativa da estratégia por colegas
tutores e principalmente a formação de toda uma turma para
tal função, propiciou a propagação de informações relevantes
a mais indivíduos que poderão levar adiante os conhecimentos
adquiridos, o que torna viável e positiva a utilização da proposta. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |