dc.creator | Sausen, Jordan Passinato | |
dc.date.accessioned | 2022-12-19T12:54:26Z | |
dc.date.available | 2022-12-19T12:54:26Z | |
dc.date.issued | 2022-09-08 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27386 | |
dc.description.abstract | The combination of electric vehicles bidirectional characteristic along with distributed energy
resources follows a trend in energy management strategies. However, additional charging and
discharging cycles, treated here together as dis/charging, intensifies the wear on batteries. In
this context, this thesis proposes the development of a systemic energy management model for
a smart parking lot. The day ahead scheduling is determined as a function of priorities, tariff
signals, and battery degradation. As an innovative aspect of this research, the introduction of
wear functions is proposed, deriving a degradation index as one of the problem guidelines. The
nature of the model input parameters is approached in a deterministic way, estimated from a
statistical analysis of parking occupancy pattern and energy profile. Direct charging strategy
and different parking lot configurations constitute case studies aimed at confronting the
proposed strategy under different occupancy scenarios and energy management techniques. The
results demonstrate that maximizing the dis/charging rates satisfies electric vehicles energy
needs, and reduces charging costs and EV battery degradation through optimal power dispatch.
It is proven that is possible to reduce the parking lot overall operational cost by over 50% by a
battery conscious strategy when used in bidirectional energy exchanges. The charging schedule
is designed to reduce the impact on the batteries while reducing the cost equivalent to
compensation for degradation. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Armazenamento por baterias | por |
dc.subject | Degradação de baterias | por |
dc.subject | Estacionamento inteligente | por |
dc.subject | Geração fotovoltaica | por |
dc.subject | Veículos elétricos | por |
dc.subject | Battery storage | eng |
dc.subject | Battery degradation | eng |
dc.subject | Smart parking lot | eng |
dc.subject | Photovoltaic generation | eng |
dc.subject | Electric vehicles | eng |
dc.title | Estratégia de gerenciamento energético consciente da degradação das baterias de veículos elétricos em estacionamentos inteligentes | por |
dc.title.alternative | Battery-conscious energy management strategy for electric vehicles intelligent parking lots | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | A exploração da característica bidirecional dos Veículos Elétricos (VEs) no aproveitamento de
recursos energéticos distribuídos segue uma tendência em estratégias de gerenciamento
energético. Entretanto, a imposição de ciclos adicionais de carregamento e descarregamento,
tratados aqui em conjunto como des/carregamento, intensificam o desgaste das baterias. Neste
contexto, esta tese propõe o desenvolvimento de um modelo sistêmico de gerenciamento
energético para um estacionamento inteligente. O agendamento para um dia a frente é
determinado em função de prioridades, sinais tarifários e degradação das baterias. Como
aspecto inovador desta pesquisa é proposta a introdução de funções de desgaste, originando um
índice de degradação como uma das diretrizes do problema. A natureza dos parâmetros de
entrada do modelo é abordada de maneira determinística, estimados a partir de uma análise
estatística do padrão de ocupação e perfil energético do estacionamento. Estratégias de
carregamento direto e diferentes configurações do estacionamento constituem estudos de caso
que visam confrontar a estratégia proposta sob a ótica de diferentes cenários de ocupação e
técnicas de gerenciamento energético. Os resultados demonstram que a maximização das taxas
de des/carregamento satisfazem as necessidades energéticas dos VEs, além de reduzir custos
da recarga e degradação das baterias dos VEs por meio do despacho ótimo de potência.
Comprova-se que é possível reduzir o custo operacional global do estacionamento em mais de
50% a partir de uma estratégia consciente do uso das baterias dos VEs em trocas bidirecionais
de energia. A programação da recarga é feita de modo a reduzir o impacto nas baterias enquanto
reduz o custo equivalente ao ressarcimento pela degradação. | por |
dc.contributor.advisor1 | Abaide, Alzenira da Rosa | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2427825596072142 | por |
dc.contributor.referee1 | Campos, Mauricio | |
dc.contributor.referee2 | Santos, Moises Machado | |
dc.contributor.referee3 | Knak Neto, Nelson | |
dc.contributor.referee4 | Garcia, Vinicius Jacques | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8776511917988173 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Engenharia Elétrica | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |