Sequência didática sobre o sistema solar: uma proposta utilizando TDIC nos anos iniciais
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Data
2022-11-17Primeiro coorientador
Nicoletti, Elenize Rangel
Primeiro membro da banca
Rocha, Karla Marques da
Segundo membro da banca
Vestena, Rosemar de Fátima
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo está vinculado à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais
em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede
na modalidade mestrado profissional da Universidade Federal de Santa Maria. As
tecnologias digitais estão cada vez mais presentes no cotidiano, transformando a
forma como as pessoas se comunicam, se divertem e estudam. As abordagens
tradicionais do estudo de fenômenos científicos podem se tornar mais interessantes
quando apoiadas em ferramentas digitais que utilizam a tecnologia para auxiliar o
aprendizado dos alunos. Dentre essas formas, destaca-se o uso de aplicativos
educacionais que simulam fenômenos e situações, gamificação e simulações em
realidade aumentada. Assim, é nesse contexto que se situa o objetivo geral deste
trabalho: analisar de que forma as tecnologias digitais da informação e comunicação
podem contribuir para o ensino e aprendizagem de estudantes do quinto ano do
ensino fundamental por meio do desenvolvimento e implementação de uma
sequência didática sobre o Sistema Solar. Para o desenvolvimento deste trabalho
elaborou-se como produto uma sequência didática com a finalidade de avaliar a
contribuição das tecnologias digitais da informação e comunicação no processo de
ensino e aprendizagem dos alunos. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada,
de abordagem quali-quantitativa , com objetivo descritivo via observação simples . Os
instrumentos para coleta de dados foram por meio de questionário inicial (pré-teste),
observações, diário de campo, registros fotográficos, questionário final (pós-teste) e
questionário avaliativo das atividades com as professoras. Para analisar os dados,
foram seguidas as etapas utilizando os procedimentos previstos por Bardin (2016):
pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, inferência e
interpretação. Foram estabelecidas quatro categorias de análise dos resultados,
sendo estas: motivação, colaboração, mediação e aprendizagem ativa. Conforme a
análise dos resultados, observou-se um satisfatório envolvimento dos alunos nas
atividades e uma maior motivação para o estudo do conteúdo e ao comparar os
dados observa-se um aumento significativo de respostas corretas, considerando que
o percentual médio de acertos subiu de 33,2% no pré-teste para 58% no pós-teste e
ao realizar o teste t pareado obtivemos aumento médio estatisticamente significativo
por aluno de 3,0 acertos no pós-teste, sendo que 81,6% aumentaram a pontuação
sugerindo que as tecnologias digitais utilizadas na sequência didática possuem
potencial em auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem na educação básica.
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