dc.creator | Souza, Mariana Coradini de | |
dc.date.accessioned | 2022-12-27T12:41:05Z | |
dc.date.available | 2022-12-27T12:41:05Z | |
dc.date.issued | 2022-11-17 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27411 | |
dc.description.abstract | This study is linked to the research line Management of Educational Technologies in
Network, of the Graduate Program in Educational Technologies in Network in the
professional master's modality of the Federal University of Santa Maria. Digital
technologies are increasingly present in everyday life, transforming the way people
communicate, have fun and study. Traditional approaches to the study of scientific
phenomena can become more interesting when supported by digital tools that use
technology to aid student learning. Among these forms, the use of educational
applications that simulate phenomena and situations, gamification and simulations in
augmented reality stands out. Thus, it is in this context that the general objective of
this work is situated: to analyze how digital information and communication
technologies can contribute to the teaching and learning of students in the fifth year
of elementary school through the development and implementation of a didactic
sequence about the Solar System. For the development of this work, a didactic
sequence was created as a product in order to evaluate the contribution of digital
information and communication technologies in the teaching and learning process of
students. This is an applied research, with a quali-quantitative approach, with a
descriptive objective via simple observation. The instruments for data collection were
through an initial questionnaire (pre-test), observations, field diary, photographic
records, final questionnaire (post-test) and evaluative questionnaire of activities with
the teachers. To analyze the data, the steps were followed using the procedures
provided by Bardin (2016): pre-analysis, material exploration and treatment of
results, inference and interpretation. Four categories of analysis of the results were
established, namely: motivation, collaboration, mediation and active learning.
According to the analysis of the results, it was observed a satisfactory involvement of
the students in the activities and a greater motivation for the study of the content and
when comparing the data it is observed a significant increase of correct answers,
considering that the average percentage of correct answers rose from 33 .2% in the
pre-test to 58% in the post-test and when performing the paired t test we obtained a
statistically significant average increase per student of 3.0 correct answers in the
post-test, with 81.6% increasing the score suggesting that the digital technologies
used in the didactic sequence have the potential to help in the teaching and learning
processes in basic education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Tecnologias digitais | por |
dc.subject | Ciências | por |
dc.subject | Gamificação | por |
dc.subject | Sistema solar | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | Digital technologies | eng |
dc.subject | Sciences | eng |
dc.subject | Gamification | eng |
dc.subject | Solar system | eng |
dc.subject | Teaching and learning | eng |
dc.title | Sequência didática sobre o sistema solar: uma proposta utilizando TDIC nos anos iniciais | por |
dc.title.alternative | Teaching sequence on the solar system : a proposal using TDIC in the early years | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Este estudo está vinculado à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais
em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede
na modalidade mestrado profissional da Universidade Federal de Santa Maria. As
tecnologias digitais estão cada vez mais presentes no cotidiano, transformando a
forma como as pessoas se comunicam, se divertem e estudam. As abordagens
tradicionais do estudo de fenômenos científicos podem se tornar mais interessantes
quando apoiadas em ferramentas digitais que utilizam a tecnologia para auxiliar o
aprendizado dos alunos. Dentre essas formas, destaca-se o uso de aplicativos
educacionais que simulam fenômenos e situações, gamificação e simulações em
realidade aumentada. Assim, é nesse contexto que se situa o objetivo geral deste
trabalho: analisar de que forma as tecnologias digitais da informação e comunicação
podem contribuir para o ensino e aprendizagem de estudantes do quinto ano do
ensino fundamental por meio do desenvolvimento e implementação de uma
sequência didática sobre o Sistema Solar. Para o desenvolvimento deste trabalho
elaborou-se como produto uma sequência didática com a finalidade de avaliar a
contribuição das tecnologias digitais da informação e comunicação no processo de
ensino e aprendizagem dos alunos. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada,
de abordagem quali-quantitativa , com objetivo descritivo via observação simples . Os
instrumentos para coleta de dados foram por meio de questionário inicial (pré-teste),
observações, diário de campo, registros fotográficos, questionário final (pós-teste) e
questionário avaliativo das atividades com as professoras. Para analisar os dados,
foram seguidas as etapas utilizando os procedimentos previstos por Bardin (2016):
pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, inferência e
interpretação. Foram estabelecidas quatro categorias de análise dos resultados,
sendo estas: motivação, colaboração, mediação e aprendizagem ativa. Conforme a
análise dos resultados, observou-se um satisfatório envolvimento dos alunos nas
atividades e uma maior motivação para o estudo do conteúdo e ao comparar os
dados observa-se um aumento significativo de respostas corretas, considerando que
o percentual médio de acertos subiu de 33,2% no pré-teste para 58% no pós-teste e
ao realizar o teste t pareado obtivemos aumento médio estatisticamente significativo
por aluno de 3,0 acertos no pós-teste, sendo que 81,6% aumentaram a pontuação
sugerindo que as tecnologias digitais utilizadas na sequência didática possuem
potencial em auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem na educação básica. | por |
dc.contributor.advisor1 | Moreira Junior, Fernando de Jesus | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1268711809269176 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Nicoletti, Elenize Rangel | |
dc.contributor.referee1 | Rocha, Karla Marques da | |
dc.contributor.referee2 | Vestena, Rosemar de Fátima | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3599610162986069 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |