Sequência didática sobre o sistema solar: uma proposta utilizando TDIC nos anos iniciais
Fecha
2022-11-17Primeiro coorientador
Nicoletti, Elenize Rangel
Primeiro membro da banca
Rocha, Karla Marques da
Segundo membro da banca
Vestena, Rosemar de Fátima
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este estudo está vinculado à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais
em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede
na modalidade mestrado profissional da Universidade Federal de Santa Maria. As
tecnologias digitais estão cada vez mais presentes no cotidiano, transformando a
forma como as pessoas se comunicam, se divertem e estudam. As abordagens
tradicionais do estudo de fenômenos científicos podem se tornar mais interessantes
quando apoiadas em ferramentas digitais que utilizam a tecnologia para auxiliar o
aprendizado dos alunos. Dentre essas formas, destaca-se o uso de aplicativos
educacionais que simulam fenômenos e situações, gamificação e simulações em
realidade aumentada. Assim, é nesse contexto que se situa o objetivo geral deste
trabalho: analisar de que forma as tecnologias digitais da informação e comunicação
podem contribuir para o ensino e aprendizagem de estudantes do quinto ano do
ensino fundamental por meio do desenvolvimento e implementação de uma
sequência didática sobre o Sistema Solar. Para o desenvolvimento deste trabalho
elaborou-se como produto uma sequência didática com a finalidade de avaliar a
contribuição das tecnologias digitais da informação e comunicação no processo de
ensino e aprendizagem dos alunos. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada,
de abordagem quali-quantitativa , com objetivo descritivo via observação simples . Os
instrumentos para coleta de dados foram por meio de questionário inicial (pré-teste),
observações, diário de campo, registros fotográficos, questionário final (pós-teste) e
questionário avaliativo das atividades com as professoras. Para analisar os dados,
foram seguidas as etapas utilizando os procedimentos previstos por Bardin (2016):
pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, inferência e
interpretação. Foram estabelecidas quatro categorias de análise dos resultados,
sendo estas: motivação, colaboração, mediação e aprendizagem ativa. Conforme a
análise dos resultados, observou-se um satisfatório envolvimento dos alunos nas
atividades e uma maior motivação para o estudo do conteúdo e ao comparar os
dados observa-se um aumento significativo de respostas corretas, considerando que
o percentual médio de acertos subiu de 33,2% no pré-teste para 58% no pós-teste e
ao realizar o teste t pareado obtivemos aumento médio estatisticamente significativo
por aluno de 3,0 acertos no pós-teste, sendo que 81,6% aumentaram a pontuação
sugerindo que as tecnologias digitais utilizadas na sequência didática possuem
potencial em auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem na educação básica.
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