Conselhos escolares e a participação na gestão democrática escolar
Resumo
Os Conselhos Escolares como ferramenta de fomento à participação na gestão
democrática nas escolas públicas brasileiras é o tema do presente estudo, que tem
como foco a pesquisa bibliográfica para elucidar como pode ser efetivado o
processo de implantação e/ou reativação dos Conselhos Escolares. São discutidos
os conceitos de participação e gestão democrática educacional no contexto da
educação brasileira. Em seguida o Conselho Escolar é apresentado como uma das
possíveis ferramentas para que o processo democrático seja construído no âmbito
da gestão educacional, fazendo um breve regate histórico do surgimento dos
conselhos enquanto instâncias de representação popular até a formatação dos
conselhos na gestão escolar da maneira que estão estabelecidos na atualidade. O
estudo evidenciou que a garantia da democracia dentro da gestão escolar já se
observa na legislação vigente, no entanto faz-se necessário que ela seja
conquistada no cotidiano escolar, na superação da herança paternalista brasileira.
Nesse contexto os Conselhos Escolares apresentam-se como possibilidade de
desenvolvimento da participação efetiva no ambiente escolar contribuindo para a
implementação da Democracia.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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