Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDaronco, Luciane Sanchotene Etchepare
dc.creatorKupske, Pedro Henrique da Rosa
dc.date.accessioned2022-12-28T13:26:46Z
dc.date.available2022-12-28T13:26:46Z
dc.date.issued2022-09-30
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27420
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2022.por
dc.description.abstractPhysical Education as a curricular component, has as a basic estimate to build knowledge about body culture, enabling students to regulate, communicate and transform in relation to the environment in which they live, collaborating for the formation of the sense of being human. In this context, the present work aims to bring relevant materials about the different types of activities used in Physical Education classes in the Early Years of Elementary School, in order to analyze and discuss the effectiveness of these activities, as well as to present the documentation and legislation that governs the performance of professionals in the area. The research is characterized as Diagnostic/Exploratory, where books and online platforms were used: Scielo, PubMed, Lilacs, MedLine, between the period of time from 2012 to 2022, in Portuguese and English, for theoretical basis. In this context, the work meets these aspects, emphasizing the importance of School Physical Education in the Early Years and mainly suggesting activities for teachers to apply in their classes, through which we believe that this document can help Physical Education Teachers in schools, contributing to the educational formation of its students. We realize the importance of the Physical Education teacher to teach classes in the early years of Elementary School, as it is through planning adequate content for each year of teaching, together with a pedagogical sequence, that it is possible to promote practices that will be present throughout life. student's school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAnos iniciaispor
dc.subjectParâmetros curriculares nacionaispor
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpor
dc.subjectEarly yearseng
dc.subjectNational curriculum parameterseng
dc.subjectCommon National Curriculum Baseeng
dc.subjectAssessmentseng
dc.titleEducação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: expectativas e possibilidadespor
dc.title.alternativePhysical Education in the initial years of elementary school: expectations and possibilitieseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoA Educação Física enquanto componente curricular, tem como estimativa básica construir conhecimento sobre a cultura corporal, capacitando o aluno para a regulação, comunicação e transformação em relação ao meio em que vive, colaborando para a formação do sentido de ser humano. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo trazer materiais pertinentes acerca dos diferentes tipos de atividades utilizadas nas aulas de Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a fim de analisar e discutir a eficácia dessas atividades, bem como apresentar a documentação e legislação que rege a atuação dos profissionais da área. A pesquisa caracteriza-se como Diagnóstico/Exploratória, onde utilizou-se livros e plataformas online sendo elas: Scielo, PubMed, Lilacs, MedLine, entre o período de tempo de 2012 a 2022, na linguagem Português e Inglês, para embasamento teórico. Neste contexto, o trabalho vem de encontro a estes aspectos ressaltando a importância da Educação Física Escolar nos Anos Iniciais e principalmente sugestionando atividades para que os professores possam aplicar em suas aulas, através disso acreditamos que este documento possa auxiliar Professores de Educação Física das escolas, contribuindo com a formação educacional de seus alunos. Percebemos a importância do professor de Educação Física para ministrar as aulas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, pois é através de um planejamento de conteúdos adequado para cada ano do ensino, juntamente com uma sequência pedagógica que é possível promover práticas que estarão presente por toda vida escolar do aluno.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto