dc.contributor.advisor | Daronco, Luciane Sanchotene Etchepare | |
dc.creator | Kupske, Pedro Henrique da Rosa | |
dc.date.accessioned | 2022-12-28T13:26:46Z | |
dc.date.available | 2022-12-28T13:26:46Z | |
dc.date.issued | 2022-09-30 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27420 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2022. | por |
dc.description.abstract | Physical Education as a curricular component, has as a basic estimate to build knowledge about
body culture, enabling students to regulate, communicate and transform in relation to the
environment in which they live, collaborating for the formation of the sense of being human.
In this context, the present work aims to bring relevant materials about the different types of
activities used in Physical Education classes in the Early Years of Elementary School, in order
to analyze and discuss the effectiveness of these activities, as well as to present the
documentation and legislation that governs the performance of professionals in the area. The
research is characterized as Diagnostic/Exploratory, where books and online platforms were
used: Scielo, PubMed, Lilacs, MedLine, between the period of time from 2012 to 2022, in
Portuguese and English, for theoretical basis. In this context, the work meets these aspects,
emphasizing the importance of School Physical Education in the Early Years and mainly
suggesting activities for teachers to apply in their classes, through which we believe that this
document can help Physical Education Teachers in schools, contributing to the educational
formation of its students. We realize the importance of the Physical Education teacher to teach
classes in the early years of Elementary School, as it is through planning adequate content for
each year of teaching, together with a pedagogical sequence, that it is possible to promote
practices that will be present throughout life. student's school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Anos iniciais | por |
dc.subject | Parâmetros curriculares nacionais | por |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | por |
dc.subject | Early years | eng |
dc.subject | National curriculum parameters | eng |
dc.subject | Common National Curriculum Base | eng |
dc.subject | Assessments | eng |
dc.title | Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: expectativas e possibilidades | por |
dc.title.alternative | Physical Education in the initial years of elementary school: expectations and possibilities | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | A Educação Física enquanto componente curricular, tem como estimativa básica construir
conhecimento sobre a cultura corporal, capacitando o aluno para a regulação, comunicação e
transformação em relação ao meio em que vive, colaborando para a formação do sentido de ser
humano. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo trazer materiais pertinentes
acerca dos diferentes tipos de atividades utilizadas nas aulas de Educação Física nos Anos
Iniciais do Ensino Fundamental, a fim de analisar e discutir a eficácia dessas atividades, bem
como apresentar a documentação e legislação que rege a atuação dos profissionais da área. A
pesquisa caracteriza-se como Diagnóstico/Exploratória, onde utilizou-se livros e plataformas
online sendo elas: Scielo, PubMed, Lilacs, MedLine, entre o período de tempo de 2012 a 2022,
na linguagem Português e Inglês, para embasamento teórico. Neste contexto, o trabalho vem de
encontro a estes aspectos ressaltando a importância da Educação Física Escolar nos Anos
Iniciais e principalmente sugestionando atividades para que os professores possam aplicar em
suas aulas, através disso acreditamos que este documento possa auxiliar Professores de
Educação Física das escolas, contribuindo com a formação educacional de seus alunos.
Percebemos a importância do professor de Educação Física para ministrar as aulas dos anos
iniciais do Ensino Fundamental, pois é através de um planejamento de conteúdos adequado
para cada ano do ensino, juntamente com uma sequência pedagógica que é possível promover
práticas que estarão presente por toda vida escolar do aluno. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |