Autismo um jeito diferente de ser
Resumo
Em conseqüência das políticas públicas sobre Direitos Humanos e das
propostas de Educação Inclusiva na última década têm-se acentuado os estudos e o
desenvolvimento de práticas e oportunidades educacionais para pessoas com
Autismo. A inclusão da criança com autismo tem desafiado a maneira de ensinar dos
sistemas de ensino brasileiro, por isso a necessidade de descobrir o motivo pelo
qual algumas destas crianças não conseguem se desenvolver academicamente e
socialmente em tal ambiente, já que a educação inclusiva tem como objetivo
principal o reconhecimento e a valorização da diversidade como fator de
enriquecimento do processo educacional. Neste processo procura responder às
necessidades de aprendizagem de todas as crianças, jovens e adultos, que estão
fora da Escola ou enfrentam barreiras para a participação nos processos de
aprendizagem. O presente trabalho teve como objetivo abordar a vivência dessas
pessoas no ambiente escolar e no Atendimento Educacional Especializado através
de metodologias diferenciadas, baseada no Programa Son-Rise. Para tanto foram
realizadas visitas as escolas a qual estas crianças estão matriculadas.
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