dc.creator | Miolo, Patricia | |
dc.date.accessioned | 2022-12-30T12:50:00Z | |
dc.date.available | 2022-12-30T12:50:00Z | |
dc.date.issued | 2022-10-31 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27431 | |
dc.description | Conforme ata de defesa, o título da dissertação é: "Alfabetização em tempos de pandemia: narrativas de uma experiência inédita". | por |
dc.description.abstract | This dissertation, from the Professional Master's Course, from the Postgraduate
Program in Public Policies and Educational Management, from the Research Line
Policies and Management of Basic and Higher Education, thematically addresses:
policies and practices of literacy and literacy in Elementary School. Its general
objective is to understand the curricular organization adopted for the development of
literacy practices in the early years of elementary school in a context of a pandemic
and, for specific objectives, it prioritizes: reflecting on curricular policies for the
organization of remote teaching of early literacy of elementary education; to analyze
the curricular reorganization and the development of the pedagogical practices of
literacy of the beginning of elementary school through remote teaching; to
problematize the relationship between teacher training and the qualification of the
practices of literacy teachers of elementary school teachers during the pandemic; to
identify the remote teaching-learning strategies that contemplated the teaching
planning of the literacy of the initials of elementary school. The methodology uses a
qualitative approach of the case study type and, as a data collection instrument, the
mixed questionnaire with teachers of the literacy cycle and managers. For data
analysis, categories will be formulated and content analysis will be adopted. The
theoretical framework dialogues with the assumptions of authors such as: Ferreiro
(2010), Morais (2019), Mortatti (2010), Marzolla (2003), Sacristán (2010) among
others, who will contribute to the reflections and discussions. What can be
considered from the responses of the teachers collaborating in the research that the
curricular organization adopted was what was locally called Emergency Curriculum,
which can be considered as a municipal curricular policy, formulated collectively by
teachers and teachers of the municipal education network. and by the Municipal
Secretary of Education, in order to deal with the new pandemic scenario. The
idealized technical/educational product is the production of a continuing education
plan that can contribute to teacher reflection and will record the process experienced
in a primary school. It is hoped that this research will produce reflections and qualify
the practices of literacy teachers, in order to build and consolidate knowledge about
the field of literacy. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Alfabetização | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Políticas curriculares | por |
dc.subject | Pandemia | por |
dc.subject | Literacy | eng |
dc.subject | Public policy | eng |
dc.subject | Curriculum policies | eng |
dc.subject | Pandemic | eng |
dc.title | Políticas e práticas de organização curricular da alfabetização na pandemia: estudo de uma experiência inédita | por |
dc.title.alternative | Literacy curricular organization policies and practices in the pandemic: a study of a unprecedented experience | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esta dissertação, do Curso de Mestrado Profissional, do Programa de Pósgraduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Linha de Pesquisa
Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, aborda a temática: políticas e
práticas de alfabetização e letramento no Ensino Fundamental. Teve por objetivo
geral compreender a organização curricular adotada para o desenvolvimento das
práticas de alfabetização dos anos iniciais do ensino fundamental em um contexto
de pandemia e, por objetivos específicos, priorizou: refletir sobre as políticas
curriculares para a organização do ensino remoto da alfabetização dos iniciais do
ensino fundamental; analisar a reorganização curricular e o desenvolvimento das
práticas pedagógicas de alfabetização dos iniciais do ensino fundamental por meio
do ensino remoto; problematizar a relação da formação docente com a qualificação
das práticas dos professores alfabetizadores dos iniciais do ensino fundamental
durante a pandemia; identificar as estratégias de ensino-aprendizagem remotas que
contemplaram o planejamento docente dos alfabetização dos iniciais do ensino
fundamental. A metodologia utiliza uma abordagem qualitativa do tipo estudo de
caso, com análise documental e diário de campo. Como instrumento de coleta de
dados também se utilizou de questionário misto com professores do ciclo de
alfabetização. Para a análise dos dados foram formuladas categorias e adotou-se a
análise de conteúdo para interpretar seus sentidos e significados. O referencial
teórico dialoga com os pressupostos de autores como Bowe e Ball (1992), Ferreiro
(2010), Morais (2019), Mortatti (2010), Marzolla (2003), Sacristán (2010) entre
outros, que contribuirão para as reflexões e discussões. O que se pode considerar a
partir das respostas das professoras colaboradoras da pesquisa que a organização
curricular adotada foi o que se denominou localmente de Currículo Emergencial, que
pode ser considerada como uma política curricular municipal, formulada
coletivamente pelas professoras e professores da rede municipal de ensino e pela
Secretária Municipal de Educação, com o intuito de dar conta do novo cenário
pandêmico. O produto técnico/educacional idealizado é a produção de um plano de
formação continuada que poderá contribuir para com a reflexão docente e registrará
o processo vivenciado em uma escola da rede básica. Espera-se com esta
pesquisa, produzir reflexões e qualificar as práticas de professoras alfabetizadoras,
de modo a construir e consolidar conhecimentos a respeito do campo da
alfabetização. | por |
dc.contributor.advisor1 | Leão, Débora Ortiz de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7780429374933352 | por |
dc.contributor.referee1 | Souza, Elaine Constant Pereira de | |
dc.contributor.referee2 | Antunes, Helenise Sangoi | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6678698083506846 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |