Mostrar registro simples

dc.creatorMiolo, Patricia
dc.date.accessioned2022-12-30T12:50:00Z
dc.date.available2022-12-30T12:50:00Z
dc.date.issued2022-10-31
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27431
dc.descriptionConforme ata de defesa, o título da dissertação é: "Alfabetização em tempos de pandemia: narrativas de uma experiência inédita".por
dc.description.abstractThis dissertation, from the Professional Master's Course, from the Postgraduate Program in Public Policies and Educational Management, from the Research Line Policies and Management of Basic and Higher Education, thematically addresses: policies and practices of literacy and literacy in Elementary School. Its general objective is to understand the curricular organization adopted for the development of literacy practices in the early years of elementary school in a context of a pandemic and, for specific objectives, it prioritizes: reflecting on curricular policies for the organization of remote teaching of early literacy of elementary education; to analyze the curricular reorganization and the development of the pedagogical practices of literacy of the beginning of elementary school through remote teaching; to problematize the relationship between teacher training and the qualification of the practices of literacy teachers of elementary school teachers during the pandemic; to identify the remote teaching-learning strategies that contemplated the teaching planning of the literacy of the initials of elementary school. The methodology uses a qualitative approach of the case study type and, as a data collection instrument, the mixed questionnaire with teachers of the literacy cycle and managers. For data analysis, categories will be formulated and content analysis will be adopted. The theoretical framework dialogues with the assumptions of authors such as: Ferreiro (2010), Morais (2019), Mortatti (2010), Marzolla (2003), Sacristán (2010) among others, who will contribute to the reflections and discussions. What can be considered from the responses of the teachers collaborating in the research that the curricular organization adopted was what was locally called Emergency Curriculum, which can be considered as a municipal curricular policy, formulated collectively by teachers and teachers of the municipal education network. and by the Municipal Secretary of Education, in order to deal with the new pandemic scenario. The idealized technical/educational product is the production of a continuing education plan that can contribute to teacher reflection and will record the process experienced in a primary school. It is hoped that this research will produce reflections and qualify the practices of literacy teachers, in order to build and consolidate knowledge about the field of literacy.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectPolíticas curricularespor
dc.subjectPandemiapor
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectPublic policyeng
dc.subjectCurriculum policieseng
dc.subjectPandemiceng
dc.titlePolíticas e práticas de organização curricular da alfabetização na pandemia: estudo de uma experiência inéditapor
dc.title.alternativeLiteracy curricular organization policies and practices in the pandemic: a study of a unprecedented experienceeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação, do Curso de Mestrado Profissional, do Programa de Pósgraduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, aborda a temática: políticas e práticas de alfabetização e letramento no Ensino Fundamental. Teve por objetivo geral compreender a organização curricular adotada para o desenvolvimento das práticas de alfabetização dos anos iniciais do ensino fundamental em um contexto de pandemia e, por objetivos específicos, priorizou: refletir sobre as políticas curriculares para a organização do ensino remoto da alfabetização dos iniciais do ensino fundamental; analisar a reorganização curricular e o desenvolvimento das práticas pedagógicas de alfabetização dos iniciais do ensino fundamental por meio do ensino remoto; problematizar a relação da formação docente com a qualificação das práticas dos professores alfabetizadores dos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia; identificar as estratégias de ensino-aprendizagem remotas que contemplaram o planejamento docente dos alfabetização dos iniciais do ensino fundamental. A metodologia utiliza uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, com análise documental e diário de campo. Como instrumento de coleta de dados também se utilizou de questionário misto com professores do ciclo de alfabetização. Para a análise dos dados foram formuladas categorias e adotou-se a análise de conteúdo para interpretar seus sentidos e significados. O referencial teórico dialoga com os pressupostos de autores como Bowe e Ball (1992), Ferreiro (2010), Morais (2019), Mortatti (2010), Marzolla (2003), Sacristán (2010) entre outros, que contribuirão para as reflexões e discussões. O que se pode considerar a partir das respostas das professoras colaboradoras da pesquisa que a organização curricular adotada foi o que se denominou localmente de Currículo Emergencial, que pode ser considerada como uma política curricular municipal, formulada coletivamente pelas professoras e professores da rede municipal de ensino e pela Secretária Municipal de Educação, com o intuito de dar conta do novo cenário pandêmico. O produto técnico/educacional idealizado é a produção de um plano de formação continuada que poderá contribuir para com a reflexão docente e registrará o processo vivenciado em uma escola da rede básica. Espera-se com esta pesquisa, produzir reflexões e qualificar as práticas de professoras alfabetizadoras, de modo a construir e consolidar conhecimentos a respeito do campo da alfabetização.por
dc.contributor.advisor1Leão, Débora Ortiz de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7780429374933352por
dc.contributor.referee1Souza, Elaine Constant Pereira de
dc.contributor.referee2Antunes, Helenise Sangoi
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6678698083506846por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International