dc.contributor.advisor | Maraschin, Mariglei Severo | |
dc.creator | Dirings, Fábio Augusto | |
dc.date.accessioned | 2022-12-30T13:58:04Z | |
dc.date.available | 2022-12-30T13:58:04Z | |
dc.date.issued | 2009-08-08 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27435 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | The teaching and learning process is a highly complex and discussed issue, which
involves intellectuals from the most varied areas. All of them try to rethink education,
mainly in relation to the quality of the process. In this way, there have been countless
debates on the public policies for students that present dificulties in learning. This
work aims to analyse the main difficulties such students have and how the public
policies are being managed in order to help children with this kind of “deficit” in
learning, more specificly those measures from the country government, from Rio
Grande do Sul state and the ones taken in Não-Me-Toque/ RS town. If the question
is quality, so it’s necessary that it reaches all the children, without exclusions, being
this excellence in the process responsibility of the education managers along with schools and students. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Difficulties in learning | eng |
dc.subject | Public policy | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Educational management | eng |
dc.title | Políticas públicas acerca das dificuldades de aprendizagem | por |
dc.title.alternative | Public policies on learning difficulties | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O processo de ensino aprendizagem é um tema altamente complexo e muito
discutido por intelectuais das mais variadas áreas. Todos tentam repensar a
educação, principalmente no que se refere a qualidade do processo. Sendo assim,
inúmeros são os debates em torno das políticas públicas para alunos com
dificuldades de aprendizagem. O presente estudo tem por objetivo analisar as
principais dificuldades apresentadas pelos alunos e como se direcionam as políticas
públicas para atender os alunos com este tipo de “déficit” de aprendizagem, no
âmbito dos governos federal e estadual e mais especificamente os exemplos que
partem do município de Não-Me-Toque/RS. Pois, se a questão é qualidade, é
necessário que ela chegue a todos os discentes, sem “exclusões”, sendo esta
excelência do processo responsabilidade dos gestores em parceria com os
docentes. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |