dc.contributor.advisor | Amaral, Érico Marcelo Hoff do | |
dc.creator | Finkler, Marlene de Matos | |
dc.date.accessioned | 2023-01-02T12:55:19Z | |
dc.date.available | 2023-01-02T12:55:19Z | |
dc.date.issued | 2012-04-10 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27442 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This paper aims to determine the importance of using new communication
technologies and information facilitating the process of teaching and learning. For this, we used
a qualitative research data collection, focusing on the use of computers as a pedagogical
resource, this tool is indispensable for the construction of knowledge. Also used of literature
with theoretical background, as a result, it was observed that actually still find no professional
qualifications and skills to make use of information technology in teaching-learning process.
Even with the provision of these laboratories, but is necessary for the teacher in their design
educator is responsible for their own learning forward to exploring new technologies without fear
of the new. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Recursos pedagógicos | por |
dc.subject | Informática | por |
dc.subject | Professor | por |
dc.subject | Learning resources | eng |
dc.subject | Computers | eng |
dc.subject | Teacher | eng |
dc.title | Informática como recurso pedagógico | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo verificar a importância da utilização das novas
tecnologias da comunicação e da informação facilitando o processo de ensino aprendizagem.
Para isso, utilizou-se de uma pesquisa qualitativa para coleta de dados, focando o uso do
computador como recurso pedagógico, ferramenta esta, indispensável para construção do
conhecimento. Também utilizou-se de pesquisa bibliográfica, com embasamento teórico e
como resultado, foi possível observar que realmente ainda encontramos profissionais sem
qualificação e preparo para fazer uso da informática no processo de ensino aprendizado.
Mesmo tendo laboratórios à disposição destes, é necessário que o professor na sua concepção
de educador seja responsável pela própria aprendizagem frente às novas tecnologias
explorando sem medo o novo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |