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dc.contributor.advisorGomes, Caio Cesar Piffero
dc.creatorMezzomo, Gislaine Gundel
dc.date.accessioned2017-04-07T15:56:03Z
dc.date.available2017-04-07T15:56:03Z
dc.date.issued2010-12-20
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2745
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis study aims at reflecting about pedagogical practices developed with students who have cognitive deficit and are included in the final grades of Middle School, specifically the ones in 5th grade of Middle School. There are several studies focused on students with cognitive deficit who are included in regular schools, however, most of them concentrate in studying students included in the initial grades and a few of them study about the final grades. This study is relevant in order to clarify if the pedagogical practices (methodology, evaluation system) are in favor of inclusion or exclusion of students with cognitive deficit. This research was developed in a public school, in the 5th grade of Middle School, in which three students with cognitive deficit were included. To make the research more reliable, a study case was carried out, involving teachers from 5th grade, the pedagogical coordination and also the Pedagogical Politic Project of the school was analyzed. The review of the literature that made possible the textual production was based on authors like Carvalho (2008), Mittler (2003), Stainback (1999) Beyer (2006), among others who defend and articulate the themes presented in this research. The view of incapacity that people still have about these students, the content-based pedagogical practices as well as the old-fashion Pedagogical Politic Project resulted in the exclusion of students with cognitive deficit in the final grades of Middle School.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectSéries finaispor
dc.titlePráticas pedagógicas e inclusão educacional de alunos com déficit cognitivo nas séries finais do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativePedagogical practices and social inclusion of students with cognitive deficit in the final grades of middle schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo tem o propósito de fazer uma reflexão acerca das práticas pedagógicas desenvolvidas com alunos com déficit cognitivo incluídos nas séries finais do ensino fundamental, mais especificamente na 5ª série do ensino fundamental. Muitas são as pesquisas e estudos realizados com alunos com déficit cognitivo em situação de inclusão, no entanto, tais pesquisas enfocam principalmente a inclusão dos alunos nos anos iniciais do ensino e poucas alertam para as séries finais. Desenvolver este estudo partiu da necessidade de elucidar se as práticas pedagógicas (metodologias, sistema de avaliação) favorecem a inclusão dos alunos com déficit cognitivo ou evidenciam sua exclusão. O referido estudo foi desenvolvido no contexto de uma escola pública, em uma 5ª série que tem três alunas com déficit cognitivo em situação de inclusão. Para dar maior sustentação ao trabalho foi realizado um estudo de caso, envolvendo os professores da série em questão, a coordenação pedagógica e a análise do Projeto Político Pedagógico da escola. A fundamentação teórica que permitiu a produção textual parte de autores como Carvalho (2008), Mittler (2003), Stainback (1999) Beyer (2006) dentre outros que argumentam e articulam as temáticas abordadas neste estudo. A visão de incapacidade que ainda se tem destes alunos, as práticas pedagógicas conteudistas e homogêneas e o Projeto Político Pedagógico desvinculado da realidade, favorecem a exclusão dos alunos com défict cognitivo nas séries finais do ensino fundamental.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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