Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMenezes, Eliana da Costa Pereira de
dc.creatorMinussi, Alessandra
dc.date.accessioned2017-04-10T12:36:50Z
dc.date.available2017-04-10T12:36:50Z
dc.date.issued2010-12-20
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2746
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectConcepçõespor
dc.titleAs escutas dos professores sobre a inclusão escolarpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoA inclusão de alunos com deficiência no ensino regular, bem como seu acesso à educação de qualidade, tornou-se objeto de pesquisas e estudos nos últimos anos e tem suscitado em toda comunidade escolar questionamentos, dúvidas e incertezas. Nesse contexto, busca-se, com este estudo, identificar por meio das escutas dos professores, suas concepções sobre seus alunos incluídos e sobre as políticas de inclusão educacional. Foram entrevistados professores do ensino fundamental de uma escola estadual da cidade de Santiago, RS, que têm ou já tiveram alunos com deficiência, incluídos em suas salas de aula. A pesquisa aproxima-se da categoria conhecida como estudo de caso por ter um forte cunho descritivo e, ao mesmo tempo, investigativo. Após a análise dos resultados, verificou-se que a inclusão de alunos com deficiência ainda é um grande desafio para a escola comum, principalmente para o professor, pois trabalhar com “o diferente” exige uma mexida em suas memórias educativas. Em muitas escutas observaram-se, mesmo que implícitos “pedidos de socorro” o que exige uma revisão da forma como temos efetivado o processo inclusivo.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples