Os desafios da gestão educacional junto aos novos professores que vivenciam práticas avaliativas na sua formação inicial
Resumo
Esta pesquisa, insere-se no âmbito dos estudos sobre os desafios da gestão educacional junto aos
novos professores que vivenciam práticas avaliativas específicas na sua formação inicial. O
objetivo específico desse estudo é identificar a concepção de avaliação, gestão educacional e
práticas avaliativas do processo ensino-aprendizagem a partir do ponto de vista dos futuros(as)
professores(as), praticada nos cursos de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental,
enfatizando os sentimentos provocados pela avaliação, e apontando novas perspectivas de gestão
educacional e possíveis práticas de avaliação. O campo de abrangência da pesquisa constitui-se
da educação no seu amplo universo, e mais especificamente, na Universidade Pública e Privada,
no município de Santa Maria – RS . Para tal, este estudo alicerça-se numa dimensão qualitativa
de pesquisa, tomou-se como objeto de investigação a concepção de avaliação e gestão
educacional e práticas avaliativas vivenciadas pelos acadêmicos. Apesar das práticas
educativas/avaliativas tradicionais vivenciadas pelos acadêmicos pesquisados, os mesmos
manifestam desejo de mudanças em suas práticas educativas futuras, buscando exercer uma
avaliação e gestão educacional participativa, reflexiva e democrática.
Coleções
- Gestão Educacional [289]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: