dc.contributor.advisor | Henz, Celso Ilgo | |
dc.creator | Muniz, Marinei Rocha | |
dc.date.accessioned | 2023-01-05T12:32:08Z | |
dc.date.available | 2023-01-05T12:32:08Z | |
dc.date.issued | 2005-12-23 | |
dc.date.submitted | 2005 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27498 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2005. | por |
dc.description.abstract | This research is inserted in the ambit of the studies about the challenges of the educational
management with the teachers who experienced specific evaluation practices in their initial
education. The specific objective of this study is to identify the conception of evaluation,
educational management and practices of evaluation of the process teaching-learning from the
point of view of future teachers, practised on the Pedagogy - Initial Grades course, emphasizing
the feeling provoked by the evaluation and aiming to new perspectives of educational
management and possible evaluation practises. The covered field of the research is constituted of
the education and its broad universe, and more specificaly in the Public and Private University, in
the Santa Maria borough, RS. In order to do that, this study is based on a qualitative dimension of
research. The object of the investigation was the conception of evaluation, educational
management and practises of evaluation experienced by the academics of the Pedagogy - Initial
Grades course. Although the traditional education/evaluatinal practices experienced by the
researched academics, they manifest a desire for changes in their future educational practices,
looking for excercise a participative, reflexive and democratic evaluation and educational management. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Práticas | por |
dc.subject | Evaluation | eng |
dc.subject | Management | eng |
dc.subject | Practises | eng |
dc.title | Os desafios da gestão educacional junto aos novos professores que vivenciam práticas avaliativas na sua formação inicial | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa, insere-se no âmbito dos estudos sobre os desafios da gestão educacional junto aos
novos professores que vivenciam práticas avaliativas específicas na sua formação inicial. O
objetivo específico desse estudo é identificar a concepção de avaliação, gestão educacional e
práticas avaliativas do processo ensino-aprendizagem a partir do ponto de vista dos futuros(as)
professores(as), praticada nos cursos de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental,
enfatizando os sentimentos provocados pela avaliação, e apontando novas perspectivas de gestão
educacional e possíveis práticas de avaliação. O campo de abrangência da pesquisa constitui-se
da educação no seu amplo universo, e mais especificamente, na Universidade Pública e Privada,
no município de Santa Maria – RS . Para tal, este estudo alicerça-se numa dimensão qualitativa
de pesquisa, tomou-se como objeto de investigação a concepção de avaliação e gestão
educacional e práticas avaliativas vivenciadas pelos acadêmicos. Apesar das práticas
educativas/avaliativas tradicionais vivenciadas pelos acadêmicos pesquisados, os mesmos
manifestam desejo de mudanças em suas práticas educativas futuras, buscando exercer uma
avaliação e gestão educacional participativa, reflexiva e democrática. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |