Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHenz, Celso Ilgo
dc.creatorMuniz, Marinei Rocha
dc.date.accessioned2023-01-05T12:32:08Z
dc.date.available2023-01-05T12:32:08Z
dc.date.issued2005-12-23
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27498
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2005.por
dc.description.abstractThis research is inserted in the ambit of the studies about the challenges of the educational management with the teachers who experienced specific evaluation practices in their initial education. The specific objective of this study is to identify the conception of evaluation, educational management and practices of evaluation of the process teaching-learning from the point of view of future teachers, practised on the Pedagogy - Initial Grades course, emphasizing the feeling provoked by the evaluation and aiming to new perspectives of educational management and possible evaluation practises. The covered field of the research is constituted of the education and its broad universe, and more specificaly in the Public and Private University, in the Santa Maria borough, RS. In order to do that, this study is based on a qualitative dimension of research. The object of the investigation was the conception of evaluation, educational management and practises of evaluation experienced by the academics of the Pedagogy - Initial Grades course. Although the traditional education/evaluatinal practices experienced by the researched academics, they manifest a desire for changes in their future educational practices, looking for excercise a participative, reflexive and democratic evaluation and educational management.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectPráticaspor
dc.subjectEvaluationeng
dc.subjectManagementeng
dc.subjectPractiseseng
dc.titleOs desafios da gestão educacional junto aos novos professores que vivenciam práticas avaliativas na sua formação inicialpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEsta pesquisa, insere-se no âmbito dos estudos sobre os desafios da gestão educacional junto aos novos professores que vivenciam práticas avaliativas específicas na sua formação inicial. O objetivo específico desse estudo é identificar a concepção de avaliação, gestão educacional e práticas avaliativas do processo ensino-aprendizagem a partir do ponto de vista dos futuros(as) professores(as), praticada nos cursos de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental, enfatizando os sentimentos provocados pela avaliação, e apontando novas perspectivas de gestão educacional e possíveis práticas de avaliação. O campo de abrangência da pesquisa constitui-se da educação no seu amplo universo, e mais especificamente, na Universidade Pública e Privada, no município de Santa Maria – RS . Para tal, este estudo alicerça-se numa dimensão qualitativa de pesquisa, tomou-se como objeto de investigação a concepção de avaliação e gestão educacional e práticas avaliativas vivenciadas pelos acadêmicos. Apesar das práticas educativas/avaliativas tradicionais vivenciadas pelos acadêmicos pesquisados, os mesmos manifestam desejo de mudanças em suas práticas educativas futuras, buscando exercer uma avaliação e gestão educacional participativa, reflexiva e democrática.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto