Possibilidades pedagógicas do dançar na escola
Resumo
Neste estudo abordamos a dança enquanto conhecimento a ser tratado
pedagogicamente na Educação Física escolar. Entendemos que a escola pode
oferecer outras formas de vivências corporais por meio da dança, buscando
resgatar a sua historicidade e sua importância, assim, formulamos as seguintes
questões norteadoras desta investigação: Como a dança enquanto elemento da
cultura de movimento pode ser vivenciado nas aulas de Educação Física? Quais
as possibilidades pedagógicas do dançar na escola? Como os alunos percebemse
em relação a uma proposta de construção e reconstrução da cultura da
dança? Para conduzir esta investigação utilizamos a observação (direta) e o
questionário (com questões abertas), caracterizamos como uma pesquisa de
abordagem qualitativa com caráter participante. Os sujeitos foram alunos de uma
turma de 4ª série do ensino fundamental de uma escola estadual do município
de Santa Maria-RS. Percebemos que é possível desenvolver a dança enquanto
conteúdo da Educação Física na escola, possibilitando o aluno um repensar das
informações contidas nas danças vivenciadas. Nesse sentido a dança deixou de
ser uma coreografia criada pelo professor e repetida pelos alunos, para ser
criada e transformada por eles. Acreditamos que se faz necessário criar novas
possibilidades que facilitem a expressão de cada aluno, criando situações em
que ele se perceba como sujeito ativo na construção do seu conhecimento e
venha a reconhecerem-se enquanto agentes que vivenciam, refletem e
reelaboram sua cultura. Desta forma, reconhecemos a importância da discussão
acerca do saber da dança e as possibilidades de ser tratado em diferentes
perspectivas.
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