dc.contributor.advisor | Antunes, Mara Rubia | |
dc.creator | Silva, Alexandra Rosa | |
dc.date.accessioned | 2023-01-09T13:13:27Z | |
dc.date.available | 2023-01-09T13:13:27Z | |
dc.date.issued | 2004-10-04 | |
dc.date.submitted | 2004 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27522 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano, RS, 2004. | por |
dc.description.abstract | The present study approaches the dance as knowledge to be
pedagogically treated in the school Physical Education. We believe that school
may offer other body experiences ways through the dance aiming to recover its
historicity and importance, thas, were formulated the following outliner questions
of that investigation: How the dance as an element of movement culture can be
assimilated in physical education classes? How the students see themselves in
relation to a building and rebuilding proposal of the culture of dance? Which are
the pedagogical possibilities of dance at school? To develop that investigation we
made use of the observation (direct) as well as the questionnaire (with open
questions) characterizing that one as a qualitative approachment research of
participant character. The subjects were students from a basic teaching state
school of the city of Santa Maria-RS. We have perceived that dance can be
developed as Physical Education contents at school turning possible to the
student to review the information contained in to the dances practiced. On that
sense, the dance was not anymore a choreography created by the professor and
repeated by the students to be created and changed by the last ones. We need
to create new possibilities that make easy each student’s expression building
situations in which the student perceive itself as active subject in the building of
its knowledge as well as an agent that practice, reflect and rebuild its culture.
Thus, we recognize the importance of the discussion about the knowledge of
dance and the possibilities of to be treated through different perspectives. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Escola | por |
dc.title | Possibilidades pedagógicas do dançar na escola | por |
dc.title.alternative | Pedagogical possibilities of dance at school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano | por |
dc.description.resumo | Neste estudo abordamos a dança enquanto conhecimento a ser tratado
pedagogicamente na Educação Física escolar. Entendemos que a escola pode
oferecer outras formas de vivências corporais por meio da dança, buscando
resgatar a sua historicidade e sua importância, assim, formulamos as seguintes
questões norteadoras desta investigação: Como a dança enquanto elemento da
cultura de movimento pode ser vivenciado nas aulas de Educação Física? Quais
as possibilidades pedagógicas do dançar na escola? Como os alunos percebemse
em relação a uma proposta de construção e reconstrução da cultura da
dança? Para conduzir esta investigação utilizamos a observação (direta) e o
questionário (com questões abertas), caracterizamos como uma pesquisa de
abordagem qualitativa com caráter participante. Os sujeitos foram alunos de uma
turma de 4ª série do ensino fundamental de uma escola estadual do município
de Santa Maria-RS. Percebemos que é possível desenvolver a dança enquanto
conteúdo da Educação Física na escola, possibilitando o aluno um repensar das
informações contidas nas danças vivenciadas. Nesse sentido a dança deixou de
ser uma coreografia criada pelo professor e repetida pelos alunos, para ser
criada e transformada por eles. Acreditamos que se faz necessário criar novas
possibilidades que facilitem a expressão de cada aluno, criando situações em
que ele se perceba como sujeito ativo na construção do seu conhecimento e
venha a reconhecerem-se enquanto agentes que vivenciam, refletem e
reelaboram sua cultura. Desta forma, reconhecemos a importância da discussão
acerca do saber da dança e as possibilidades de ser tratado em diferentes
perspectivas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |