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dc.contributor.advisorNascimento, Janaina Xavier do
dc.creatorConceição, Fabricio Brondani da
dc.date.accessioned2023-01-10T12:01:16Z
dc.date.available2023-01-10T12:01:16Z
dc.date.issued2022-09-05
dc.date.submitted2022-09-05
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27536
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2022.por
dc.description.abstractThe general objective of the research is to know in more detail the scenario that the bicycle occupies in Santa Maria and to analyze the profile of the Santa-mariense cyclist, as well as to know the identity, the identifications of the cyclist, their motivations, their fears and perspectives in relation to the use of bicycles in the city as a means of locomotion, sport or leisure. Other points addressed are: what does the bicycle mean for cyclists, what are the transformations and experiences that the use of the bicycle provides for their lives and if they feel recognized and respected The research developed was exploratory in nature, with both a quantitative and qualitative approach , prioritizing the speeches of the participants as a source of information through a questionnaire and semi-structured interviews. The methodological approach is supported by Georg Simmel's ideas about the individual's relationship with the city, the modern concepts of self developed by Stuart Hall and the concept of struggle for recognition worked by Axel Honneth. The bibliographic basis of this research came from the survey of scientific productions published and broadcast on the Scielo platforms (Scientific electronic library online), on the BDTD (Digital Library of Theses and Dissertations), on the CAPES/MEC journals portal, on the UFSM and Google sources. academic. The project is justified by the relevance and interdisciplinarity of the bicycle theme as it is studied by different areas such as architecture and urbanism, engineering, geography, physical education and social sciences. Even though the bicycle phenomenon is supported by an overlap of views and discourses coming from activists, athletes, politicians and the city's cycling association, few people recognize the value of mobility by bicycle, including cyclists, which reflects negatively on the struggle for recognition of respect, trust and esteem for cyclists on public roads.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBicicletapor
dc.subjectCiclistapor
dc.subjectReconhecimentopor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectMobilidadepor
dc.subjectBicycleeng
dc.subjectCyclisteng
dc.subjectRecognitioneng
dc.subjectIdentityeng
dc.subjectCultureeng
dc.subjectMobilityeng
dc.titleA bicicleta como outra forma de existir: uma análise sociológica sobre o ciclismo em Santa Maria-RSpor
dc.title.alternativeThe bicycle as another way to exist: a sociological analysis of cycling in Santa Maria-RSTA MARIA-RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationLicenciatura em Ciências Sociais.por
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo conhecer de forma detalhada o cenário que a bicicleta ocupa em Santa Maria e analisar o perfil do ciclista santa-mariense. Assim como conhecer a identidade, as identificações do ciclista, suas motivações, seus medos e perspectivas em relação ao uso da bicicleta na cidade, tanto como meio de locomoção, esporte ou lazer. Outros pontos abordados são: o que a bicicleta significa para os ciclistas, quais as transformações e experiências que o uso da bicicleta proporciona para suas vidas e se eles se sentem reconhecidos e respeitados. A pesquisa desenvolvida foi de natureza exploratória, com abordagem tanto quantitativa quanto qualitativa, priorizando as falas dos participantes como fonte de informações através de um questionário e entrevistas semiestruturadas. A abordagem metodológica está amparada nas ideias de Georg Simmel sobre a relação do indivíduo com a cidade, nos conceitos modernos de self elaborados por Stuart Hall e no conceito de luta por reconhecimento, trabalhado por Axel Honneth. O projeto justifica-se pela relevância e interdisciplinaridade do tema bicicleta, pois é estudado por áreas distintas como arquitetura e urbanismo, engenharia, geografia, educação física e ciências sociais. Além disso, o tema tem sido pouco explorado no âmbito sociológico, revelando a necessidade de pesquisas como a que será apresentada aqui. Entre os principais resultados, observou-se o caráter identitário multifacetado, múltiplas identificações, bem como uma relação mais orgânica com a cidade. A relação que a bicicleta proporciona frente à cidade não é somente de constante descoberta, mas também de identificação e de pertencimento. Por fim, mesmo que o fenômeno da bicicleta se apoie em uma sobreposição de visões e discursos vindo de ativistas, atletas, políticos e da associação ciclística da cidade, poucas pessoas reconhecem o valor da mobilidade por bicicleta. Da mesma forma, os próprios ciclistas, o que acaba por refletir de forma negativa na luta por reconhecimento de respeito, confiança e estima aos usuários da bicicleta nas vias públicas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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