dc.contributor.advisor | Mourad, Leonice Aparecida De Fátima Alves Pereira | |
dc.creator | Santos, Josué Goulart do | |
dc.date.accessioned | 2023-01-10T12:01:44Z | |
dc.date.available | 2023-01-10T12:01:44Z | |
dc.date.issued | 2022-09-09 | |
dc.date.submitted | 2022-09-09 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27537 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2022. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino de ciências sociais | por |
dc.subject | Samba-enredo | por |
dc.subject | Democracia | por |
dc.subject | Relativismo cultural | por |
dc.subject | Classe Social | por |
dc.title | Uma proposta metodológica ao ensino de Ciências Sociais: classe social, democracia e relativismo cultural à luz de sambas-enredos SAMBASENREDOS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Ciências Sociais | por |
dc.description.resumo | A presente proposta metodológica tem por base se utilizar da cultura popular, especialmente
dos sambas-enredos, para ofertar uma possível ferramenta ao ensino de Ciências Sociais na
educação básica. A hipótese de haver o ensino de Ciências Sociais através de sambas-enredos
contextualizados à educação, parte do princípio de que as escolas de samba que os criam, se
constituem como organizações comunitárias e sociativistas territorializadas que geram saberes
oportunos para a sala de aula. A pesquisa de caráter qualitativo revisou bibliograficamente
periódicos acadêmicos e sites carnavalescos para levantar referências e sambas-enredos que são
costurados aos conceitos de classe social, democracia e relativismo cultural, de forma que os
contextualiza, analisa e propõe para docentes sua utilização na disciplina de Sociologia. De
forma micro, este trabalho oferece uma possibilidade metodológica ao ensino de Ciências
Sociais com conteúdos lúdicos a partir das pedagogias ativas e próximos ao cotidiano dos/das
estudantes. No âmbito macro, a proposta está em consonância com as diretrizes da educação,
às leis 10.639/03 e 11.645/08 e promove uma alternativa didática ao ensino remoto/híbrido. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |