A participação da comunidade escolar no processo de elaboração do plano municipal de educação de Santa Maria - RS
Resumo
A partir dos processos econômicos mundiais: globalização e neoliberalismo, o cenário
educacional sofre diversas influências referentes a esses fatores. Frente às políticas públicas
educacionais, a gestão democrática do ensino público passa a ser determinante na organização
escolar. A redemocratização escolar começou a ser reivindicada no Brasil, principalmente
pelos movimentos sociais na época da ditadura militar, tornando-se um dos princípios
educacionais da atual Constituição Brasileira, estabelecendo à sociedade civil o controle da
educação sobre as escolas públicas, trazendo consigo a eleição dos dirigentes e a formação
dos conselhos escolares, garantindo principalmente liberdade de expressão à comunidade
escolar. A pesquisa “A Participação da Comunidade Escolar no Processo de Elaboração do
Plano Municipal de Educação de Santa Maria”, busca investigar a participação da
comunidade escolar no momento em que se constrói o Plano Municipal de Educação do
Município. O trabalho está amparado por um referencial teórico-metodológico de caráter
qualitativo, sendo um estudo de caso com olhar etnográfico. Para a análise nos apropriamos
das idéias de Boaventura de Sousa Santos em relação às categorias: democracia de baixa e
alta intensidade. Para tanto, utilizamos os conceitos de participação de baixa e alta intensidade
para a condução dos resultados. Foram encontrados alguns entraves e avanços em relação à
participação da comunidade escolar durante a construção do PME. A participação e a
implementação de um processo democrático é lenta, como foi ratificado no estudo de caso em
questão, que evidenciou uma participação de baixa intensidade.
Coleções
- Gestão Educacional [294]
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