Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMousquer, Maria Elizabete Londero
dc.creatorSouza, Eveline Pasqualin
dc.date.accessioned2023-01-10T13:53:07Z
dc.date.available2023-01-10T13:53:07Z
dc.date.issued2006-08-11
dc.date.submitted2006
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27544
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2006.por
dc.description.abstractFrom the world economical processes: globalization and neoliberal thought, the education scenery suffers several influences regarding those decisive ones. Before the education public politics, the democratic administration of the public teaching becomes decisive in the school organization. The school reform of democracy began to be demanded in Brazil, mainly for the social movements at that time of the military dictatorship, becoming one of the education beginnings of the current Brazilian Constitution. It establishes in the civil society the control of the education on the public schools, bringing with itself the leaders' election and the formation of the school councils, guaranteeing mainly freedom of expression to the school community. The research “The School Community's Participation in the Process of Elaboration of the Municipal Plan of Education of Santa Maria", investigate the school community's participation when the Municipal Plan of Education of the Municipal district is built. The work is aided by a theoretical-methodological referential of qualitative character, being a case study with an ethnographical approach. For performing the analysis, we appropriated of the ideas of Boaventura de Sousa Santos in relation to the categories: drop democracy and high intensity. For so much, we used the concepts of drop participation and high intensity for the transport of the results. They found some impediments and progresses in relation to the school community's participation during the construction of MPE. The participation and the implementation of a democratic process are slow, as ratified in the case study in subject, which evidenced a participation of low intensity.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectParticipationeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectEducationeng
dc.titleA participação da comunidade escolar no processo de elaboração do plano municipal de educação de Santa Maria - RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoA partir dos processos econômicos mundiais: globalização e neoliberalismo, o cenário educacional sofre diversas influências referentes a esses fatores. Frente às políticas públicas educacionais, a gestão democrática do ensino público passa a ser determinante na organização escolar. A redemocratização escolar começou a ser reivindicada no Brasil, principalmente pelos movimentos sociais na época da ditadura militar, tornando-se um dos princípios educacionais da atual Constituição Brasileira, estabelecendo à sociedade civil o controle da educação sobre as escolas públicas, trazendo consigo a eleição dos dirigentes e a formação dos conselhos escolares, garantindo principalmente liberdade de expressão à comunidade escolar. A pesquisa “A Participação da Comunidade Escolar no Processo de Elaboração do Plano Municipal de Educação de Santa Maria”, busca investigar a participação da comunidade escolar no momento em que se constrói o Plano Municipal de Educação do Município. O trabalho está amparado por um referencial teórico-metodológico de caráter qualitativo, sendo um estudo de caso com olhar etnográfico. Para a análise nos apropriamos das idéias de Boaventura de Sousa Santos em relação às categorias: democracia de baixa e alta intensidade. Para tanto, utilizamos os conceitos de participação de baixa e alta intensidade para a condução dos resultados. Foram encontrados alguns entraves e avanços em relação à participação da comunidade escolar durante a construção do PME. A participação e a implementação de um processo democrático é lenta, como foi ratificado no estudo de caso em questão, que evidenciou uma participação de baixa intensidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto