O efeito da ginástica laboral na coordenação motora ampla e no tempo de reação de motoristas de ônibus coletivo urbano
Resumen
Este estudo verificou o efeito da Ginástica Laboral (GL) nas capacidades
perceptivo-motoras, tempo de reação e coordenação motora ampla, de motoristas de
ônibus coletivo urbano. Participaram 60 motoristas de duas empresas da cidade de Santa
Maria/ RS, todos do gênero masculino com média de idade de 37,06( ± 7,66 anos). Os
participantes foram divididos em dois grupos, G1 e G2, no qual os participantes do G1
foram submetidos às sessões de GL duas a três vezes por semana, num período mínimo
de um ano. A coordenação motora ampla foi avaliada pelo Protocolo de BURPEE
(Johnson & Nelson, 1979 apud Marins e Giannichi, 2003) e o tempo de reação através
de um software com estímulo visual. A normalidade dos dados foi analisada pelo teste
de Shapiro-Wilk, a qual mostrou distribuição normal apenas para as variáveis TRS e
TRE no G1. Sendo assim, utilizou-se o teste não-paramétrico de Mann-Whitney U para
a comparação entre os grupos. Os resultados revelaram diferença estatisticamente
significativa na coordenação motora ampla (Z= -2,525;p=0,012) após a aplicação dos
testes, evidenciando os benefícios da ginástica laboral na melhora dos elementos
motores. Já para o tempo de reação simples e de escolha, apesar de apresentar resultados
melhores após o programa, estes não foram significativos estatisticamente.