O papel da mídia e da academia na busca de um corpo padrão à mulher
Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo analisar o papel da mídia e da academia na busca de um corpo padrão para
a mulher. Foram avaliadas e entrevistadas 40 mulheres com idades entre 18 e 40 anos, em quatro
academias de Santa Maria, RS, Brasil. As entrevistadas responderam dois questionários, o primeiro
contendo 20 perguntas abertas e fechadas, a fim de avaliar especificamente, os segmentos da mídia que
enfatizam a busca pelo corpo perfeito e os métodos utilizados para alcançar seus objetivos. Como segundo
instrumento de coleta utilizou-se o Teste de Figuras de Stunkard A.J., Sorenson T., Schlusinger F., para
determinar o nível de satisfação com a imagem corporal. Pode-se observar que os segmentos da mídia que
mais enfatizaram o corpo padrão foram às propagandas de bebidas, automóveis e cigarros, programas de
lazer e entretenimento. Os métodos mais utilizados por mulheres de Santa Maria para conquistar o corpo
padrão foram atividade física, dieta, tratamentos de beleza e cirurgia plástica. O Teste de Figuras apontou
que apenas 17,5% considera-se satisfeita com seu corpo. O padrão de beleza que a mídia preconiza muitas
vezes inatingível para a maioria da população, faz com que as mulheres sintam-se insatisfeitas com sua
imagem corporal e buscam alternativas para conquistar o corpo perfeito, não se importando em atingir a
meta de forma saudável.