dc.contributor.advisor | Hatje, Marli | |
dc.creator | Mathias, Adelita Penteado | |
dc.date.accessioned | 2017-04-11T14:18:57Z | |
dc.date.available | 2017-04-11T14:18:57Z | |
dc.date.issued | 2010-09-24 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2756 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização Atividade Física Desempenho Motor e Saúde, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Corpo | por |
dc.subject | Mulher contemporânea | por |
dc.subject | Mídia | por |
dc.subject | Academia | por |
dc.title | O papel da mídia e da academia na busca de um corpo padrão à mulher | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Atividade Física Desempenho Motor e Saúde | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve por objetivo analisar o papel da mídia e da academia na busca de um corpo padrão para
a mulher. Foram avaliadas e entrevistadas 40 mulheres com idades entre 18 e 40 anos, em quatro
academias de Santa Maria, RS, Brasil. As entrevistadas responderam dois questionários, o primeiro
contendo 20 perguntas abertas e fechadas, a fim de avaliar especificamente, os segmentos da mídia que
enfatizam a busca pelo corpo perfeito e os métodos utilizados para alcançar seus objetivos. Como segundo
instrumento de coleta utilizou-se o Teste de Figuras de Stunkard A.J., Sorenson T., Schlusinger F., para
determinar o nível de satisfação com a imagem corporal. Pode-se observar que os segmentos da mídia que
mais enfatizaram o corpo padrão foram às propagandas de bebidas, automóveis e cigarros, programas de
lazer e entretenimento. Os métodos mais utilizados por mulheres de Santa Maria para conquistar o corpo
padrão foram atividade física, dieta, tratamentos de beleza e cirurgia plástica. O Teste de Figuras apontou
que apenas 17,5% considera-se satisfeita com seu corpo. O padrão de beleza que a mídia preconiza muitas
vezes inatingível para a maioria da população, faz com que as mulheres sintam-se insatisfeitas com sua
imagem corporal e buscam alternativas para conquistar o corpo perfeito, não se importando em atingir a
meta de forma saudável. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |