Mostrar registro simples

dc.creatorOliveira, Juliana Prestes de
dc.date.accessioned2023-01-11T19:47:51Z
dc.date.available2023-01-11T19:47:51Z
dc.date.issued2022-03-31
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27567
dc.description.abstractThe research hereby presented aims to comparatively investigate the female protagonists of two literary works by the Portuguese writer José Saramago: A jangada de pedra (1988) and As intermitências da morte (2005). The analysis focuses mainly on elucidating how the protagonists are represented, respectively, Joana Carda, Maria Guavaira and morte, and how this mechanism serves to build the image of women in these plots and, consequently, how it affects the readers image of women, at the same time the research investigates in what extent this image construction is linked to the stereotypes created for women by the patriarchy. Therefore, I make an individual study of each narrative, analyzing the types of focus, perspectives, figuration devices and figuration elements present in the narratives, and the subsequent comparison of their figuration displays, in order to track thematic approximations and departures that facilitate understanding who these women are, how their images are created, who provides information about them, if there is a pattern in the way they are made, and whether or not they are transgressors of those social roles assigned to women. In this sense, it was imperative to approach the reading exercise focusing on reading as a woman, seeking to relate different voices in the text that contributes to the construction and problematization of the identity of each protagonist. This study is based on theories about reading as a woman, focus, perspectives and character figuration, by researchers Jonathan Culler, Mieke Bal, Ansgar Nüning and Carlos Reis, respectively, through which I trace the representation of the feminine in the two literary works, the similarities and differences between them, the ties that bind them to the social roles that are imposed on them, the responsibilities given to them and the imaginary of the ideal woman that is created in Saramago's literary work.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPersonagens femininaspor
dc.subjectFocalizaçãopor
dc.subjectFiguraçãopor
dc.subjectLer como uma mulherpor
dc.subjectFemale characterseng
dc.subjectFocalizationeng
dc.subjectFigurationeng
dc.subjectReading as a womaneng
dc.titleUma leitura do feminino nos romances de José Saramagopor
dc.title.alternativeA reading the female in the novel of José Saramagoeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoA pesquisa aqui apresentada tem como objetivo investigar, comparativamente, as personagens femininas protagonistas de duas obras literárias do escritor português José Saramago: A jangada de pedra (1988) e As intermitências da morte (2005). A análise tem como foco, principalmente, a elucidação de como se dá a figuração das protagonistas, respectivamente, Joana Carda, Maria Guavaira e morte; como tal modo serve para construir a imagem da mulher nesses enredos e, consequentemente, aos leitores; e em que medida está ligada aos estereótipos criados pelo patriarcado às mulheres. Para isso, faço o estudo individual de cada romance, analisando os tipos de focalização, perspectivas, elementos e dispositivos de figuração presentes nos textos, e a posterior comparação de suas figurações, no intuito de rastrear aproximações e afastamentos temáticos que facilitem entender quem são essas mulheres, que feminino é esse, como suas imagens são criadas, quem fornece informações sobre elas, se há um padrão no modo como elas são elaboradas, se elas são transgressoras ou não daqueles papéis sociais atribuídos ao feminino. Nesse sentido, foi importante realizar uma análise com foco em ler como uma mulher, buscando relacionar diferentes vozes do texto que contribuem para a construção e a problematização da identidade de cada protagonista. Esse estudo é fundamentado pelas teorias acerca do ler como uma mulher, focalização, perspectivas e figuração das personagens, dos pesquisadores Jonathan Culler, Mieke Bal, Ansgar Nüning e Carlos Reis, respectivamente, pelas quais traço a representação do feminino nas duas obras, as semelhanças e diferenças entre elas, as amarras que as prendem aos papéis sociais que lhes são impostos, as responsabilidades dadas a elas e o imaginário de mulher ideal que é criado na obra saramaguiana.por
dc.contributor.advisor1Alós, Anselmo Peres
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4335387854670599por
dc.contributor.referee1Fioruci, Wellington Ricardo
dc.contributor.referee2Oliveira, Amanda Laís Jacobsen de
dc.contributor.referee3Vivian, Ilse Maria da Rosa
dc.contributor.referee4Oliveira, Raquel Trentin
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4538071778769952por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International