Um estudo sobre ângulos: uma abordagem didática através de atividades
Resumen
Esta monografia é uma abordagem didática sobre o ensino da Geometria, em específico sobre o estudo de ângulos. Nesta, pretende-se aliar a teoria e a prática ao ensino da matemática, baseando-se em uma reflexão sobre atividades práticas propostas em sala de aula. O interesse é contribuir para a formação continuada de professores, criando em suas aulas um ambiente próprio para que os alunos, através da prática, falem e reflitam sobre o saber fazer matemático. As atividades práticas são descritas na monografia assim como um relato sobre as mesmas, buscando identificar suas limitações, possibilidades, fatores positivos e negativos. É um material que serve de apoio para os professores ao trabalharem com ângulos. Além disso, este trabalho apresenta atividades que os alunos gostam de realizar por se tratarem de atividades práticas. Foi organizado a partir de um programa de conteúdos para o 7º ano do Ensino Fundamental, adotado pela escola onde foram aplicadas as atividades e pela Secretaria Municipal de Educação do município de São Sepé. Tem como referencial teórico a teoria sócio-histórica de Vygotsky e o modelo do pensamento geométrico dos van Hiele.
Colecciones
- Educação Matemática [27]