Conteúdos televisivos locais no break comercial: uma estratégia no sistema de rede
Abstract
O artigo trata da regionalização de conteúdos televisivos. Para emissoras que dispõem de tempo bastante limitado para veiculação de programação local, a produção de “programetes” exibidos no break comercial apresenta-se como estratégia para estabelecer a identificação com sua audiência, fortalecer sua inserção na comunidade e, ao mesmo tempo, atrair anunciantes que não têm interesse pela publicidade convencional. Resultados de uma pesquisa focada nas emissoras da Rede RBS TV – afiliada da Rede Globo – espalhadas pelo interior do estado do Rio Grande do Sul apontam que, das onze emissoras pesquisadas, cinco exibem, em programetes, conteúdos que pretendem produzir identificação com a área em que atuam, enquadrando-se nos fluxos globalizantes com a propriedade de valorizar e atualizar algumas tradições e modos de vida particulares. Este tipo de articulação guarda a indagação de se isto ocorre em sentido convergente ou oposto ao processo de homogeneização globalizada.
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