Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRocha, Karla Marques da
dc.creatorMarcuzzo, Vanessa
dc.date.accessioned2017-04-11T15:09:01Z
dc.date.available2017-04-11T15:09:01Z
dc.date.issued2012-12-07
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2758
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThe present essay aims to analyze the using of learning tools as a methodological resource for mathematics classes, in the primary school first grades. Within this framework, technologies of information and communication are considered as one of the possibilities to the insertion of new methodologies of teaching and learning mathematics at schools, being able to arouse student’s interest and motivation for learning, offers new possibilities of handling the contents in addition. In this research, programmatic contents were taught in the classroom and later tools of mathematical learning were utilized. The results were considerably rewarding, mostly for the student’s arouse of interest. Besides, it also was able to bring to teachers reflections about how to better handle mathematical contents in the classroom and about the inclusion of this tool in their class plans. It is possible to observe that these learning methods in mathematical teaching provide to students an environment of constant interaction and experimentation of activities.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectObjetos de aprendizagempor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectAnos iniciaispor
dc.titleObjetos de aprendizagem: possibilidades e desafios no ensino da matemática para os anos iniciaispor
dc.title.alternativeTargets of learning: possibilities and challenges of teaching mathematics for the first gradeseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Restinga Seca, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo tem por objetivo analisar o uso de objetos de aprendizagem como recurso metodológico para as aulas de matemática, nos anos iniciais do ensino fundamental. Neste âmbito, consideram-se as tecnologias da informação e da comunicação como uma das possibilidades para a inserção de novas metodologias no ensino e aprendizagem da matemática nas escolas, podendo despertar maior interesse e motivação dos estudantes e oferecer novas possibilidades de abordagem dos conteúdos. Neste estudo, foram ministrados os conteúdos programáticos em sala de aula e, após, feita uma intervenção, utilizando-se dos objetos de aprendizagem matemáticos. O resultado foi bastante gratificante pelo envolvimento dos alunos, além de ter promovido uma reflexão dos professores acerca da abordagem da matemática em sala de aula e da inclusão da tecnologia em seus planejamentos. Pode-se perceber que os objetos de aprendizagem, aliados ao ensino da matemática, proporcionam aos alunos um ambiente de constante interação e experimentação das atividades.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples