Desafios à permanência e agendas de acolhimento no mestrado profissional: um estudo com trabalhadores pesquisadores
View/ Open
Date
2022-02-09Primeiro membro da banca
Bolzan, Doris Pires Vargas
Segundo membro da banca
Scott Junior, Valmor
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta pesquisa tem como foco os desafios e as vulnerabilidades enfrentadas pelos estudantes do
mestrado profissional no percurso de sua formação no Programa de Pós-graduação em Políticas
Públicas e Gestão Educacional. Mobiliza-nos compreender os desafios e vulnerabilidades
envolvidas no percurso acadêmico dos trabalhadores pesquisadores, na perspectiva de
construção de uma Agenda de Acolhimento para a Pós-graduação. Compreende-se por Agenda
de Acolhimento na Pós-graduação, as políticas institucionais com o direcionamento a
permanência dos trabalhadores pesquisadores. Constitui-se a partir da projeção de um conjunto
de ações e encaminhamentos com vista a fortalecer o percurso formativo dos profissionais que
se inserem neste contexto acadêmico. Nesta perspectiva, o estudo realizado vincula-se à Linha
de Pesquisa (LP) 2: Gestão Pedagógica e Contextos Educativos do curso de Mestrado
Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional (MP/PPPG) caracterizou-se como uma
pesquisa implicada e aplicada, mobilizada a contribuir para a qualificação dos processos
educativos do Programa de Pós-graduação. A investigação decorreu como desdobramento dos
estudos do Grupo de Pesquisa, Práticas e formação para a docência: educação básica e
superior (GPDOC) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o qual tem articulado
investigações a partir dos temas gestão escolar, formação e desenvolvimento profissional,
contextos emergentes e vulnerabilidade social. A relevância deste estudo foi justificada pela
necessidade de discussão acerca das vulnerabilidades presentes no contexto acadêmico da
pós-graduação, tendo em vista que as condições sociais, culturais e políticas existentes em
nossa sociedade também se evidenciam neste ambiente, revelando tensões e desafios ao
percurso formativo dos trabalhadores pesquisadores. A pesquisa apresenta como problema:
quais as vulnerabilidades e os desafios envolvidos no percurso acadêmico dos trabalhadores
pesquisadores do Mestrado Profissional no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e
Gestão Educacional? Definimos como objetivo geral: compreender as vulnerabilidades e os
desafios envolvidos no percurso acadêmico dos trabalhadores pesquisadores, na perspectiva de
elaborar agendas de acolhimento para a pós-graduação. Como objetivos específicos: reconhecer
as condições que vulnerabilizam a permanência e o êxito no percurso acadêmico do MP;
identificar indicadores de permanência na pós-graduação; discutir sobre ações possíveis de
compor uma agenda de acolhimento para os estudantes/pesquisadores do MP. O caminho
metodológico da pesquisa foi ancorado na abordagem qualitativa de cunho sociocultural,
contemplando a utilização de questionários e realização de diálogos colaborativos pautados nas
dimensões de Escuta, de Contextualização, de Experimentação e de Reelaboração – ECER.
Foram sujeitos desta pesquisa, trabalhadores pesquisadores ingressantes do MP/PPPG nos
anos de 2019 e 2020. Ao final da pesquisa, identificamos como desafios e vulnerabilidades ao
percurso formativo o tempo escasso em virtude dos afazeres profissionais, questões relativas ao
gênero, distanciamento social ocasionado pela COVID-19 e dificuldade na obtenção de
informações do programa. Como indicadores de permanência na pós-graduação, identificamos o
suporte institucional, relação social com colegas e orientador, possibilidade de ausentar-se do
trabalho para proceder com a formação e o perfil do programa, voltado a trabalhadores. Neste
sentido, apresenta-se como produto desta investigação indicadores capazes de compor uma
agenda de acolhimento aos alunos do MP, com vistas a potencializar os percursos formativos
dos estudantes.
Collections
The following license files are associated with this item: