dc.contributor.advisor | Munhoz, Maria Alcione | |
dc.creator | Silva, José Luis Alves da | |
dc.date.accessioned | 2023-01-16T11:31:49Z | |
dc.date.available | 2023-01-16T11:31:49Z | |
dc.date.issued | 2007-12-01 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27596 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, EaD, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | To search the autonomy as possibility in the special education means, unquestionably,
to respect this pupil; to allow that if it develops integrally in way to the circumstances
where lives, to the conditions of its thought and, in each stage for which to pass, in
different aspects, if enriches each time more, adopting behaviors that, exactly in the
heterogeneidade of the group which belongs, they are felt integrated, enclosed.
Construction agent of its proper knowledge, the knowledge on the world and its
individual and group identity, the child with educational necessities special daily
discloses reasons underling for which its form emerges to think, to feel and to be;
significant and highly revealing aspects of its peculiarity in becoming related with the
environment partner-moral evidencing capacities to take and/or to lead proper initiatives,
adaptando themselves or not to the context. The contributions of different antrors, over
all Piaget had subsidized and endorsed the reflections of this research of qualitativebibliographical
nature and make possible to conclude that only the gradual construction
of the autonomy for the pupil with necessities special is capable to guarantee the
necessary dignity any human being, in any stage of the live. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Autonomia | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Dignidade | por |
dc.subject | Autonomy | eng |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Dignity | eng |
dc.title | Autonomia do aluno com necessidades educacionais especiais: possibilidade ou utopia? | por |
dc.title.alternative | Autonomia do aluno com necessidades educacionais especiais: possibilidade ou utopia? | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Uruguaiana, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial, EaD | por |
dc.description.resumo | Buscar a autonomia como possibilidade na educação especial significa,
indiscutivelmente, respeitar o aluno com necessidades educacionais especiais; permitir
que se desenvolva integralmente em meio às circunstâncias em que vive, às condições
de seu pensamento e, em cada etapa pelas quais passar, em diferentes aspectos, se
enriqueça cada vez mais, adotando comportamentos que, mesmo na heterogeneidade
do grupo ao qual pertence, sintam-se integrados e incluídos. Agente construtor de seu
próprio conhecimento, dos conhecimentos sobre o mundo e de sua identidade
individual e grupal, a criança com necessidades educacionais especiais cotidianamente
revela motivos subjacentes pelos quais emerge sua forma de pensar, sentir e ser;
aspectos significativos e altamente reveladores da sua peculiaridade em relacionar-se
com o ambiente sócio-moral evidenciando capacidades para tomar e/ou conduzir
iniciativas próprias, adaptando-se ou não ao contexto. As contribuições de diferentes
autores, sobretudo Piaget, subsidiaram e respaldaram as reflexões dessa pesquisa de
natureza qualitativo-bibliográfica e possibilitaram concluir que somente a construção
progressiva da autonomia pelo aluno com necessidades especiais é capaz de garantir a
dignidade necessária para qualquer ser humano, em qualquer etapa da vida. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |