Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMunhoz, Maria Alcione
dc.creatorSilva, José Luis Alves da
dc.date.accessioned2023-01-16T11:31:49Z
dc.date.available2023-01-16T11:31:49Z
dc.date.issued2007-12-01
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27596
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, EaD, RS, 2007.por
dc.description.abstractTo search the autonomy as possibility in the special education means, unquestionably, to respect this pupil; to allow that if it develops integrally in way to the circumstances where lives, to the conditions of its thought and, in each stage for which to pass, in different aspects, if enriches each time more, adopting behaviors that, exactly in the heterogeneidade of the group which belongs, they are felt integrated, enclosed. Construction agent of its proper knowledge, the knowledge on the world and its individual and group identity, the child with educational necessities special daily discloses reasons underling for which its form emerges to think, to feel and to be; significant and highly revealing aspects of its peculiarity in becoming related with the environment partner-moral evidencing capacities to take and/or to lead proper initiatives, adaptando themselves or not to the context. The contributions of different antrors, over all Piaget had subsidized and endorsed the reflections of this research of qualitativebibliographical nature and make possible to conclude that only the gradual construction of the autonomy for the pupil with necessities special is capable to guarantee the necessary dignity any human being, in any stage of the live.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectDignidadepor
dc.subjectAutonomyeng
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectDignityeng
dc.titleAutonomia do aluno com necessidades educacionais especiais: possibilidade ou utopia?por
dc.title.alternativeAutonomia do aluno com necessidades educacionais especiais: possibilidade ou utopia?eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Uruguaiana, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial, EaDpor
dc.description.resumoBuscar a autonomia como possibilidade na educação especial significa, indiscutivelmente, respeitar o aluno com necessidades educacionais especiais; permitir que se desenvolva integralmente em meio às circunstâncias em que vive, às condições de seu pensamento e, em cada etapa pelas quais passar, em diferentes aspectos, se enriqueça cada vez mais, adotando comportamentos que, mesmo na heterogeneidade do grupo ao qual pertence, sintam-se integrados e incluídos. Agente construtor de seu próprio conhecimento, dos conhecimentos sobre o mundo e de sua identidade individual e grupal, a criança com necessidades educacionais especiais cotidianamente revela motivos subjacentes pelos quais emerge sua forma de pensar, sentir e ser; aspectos significativos e altamente reveladores da sua peculiaridade em relacionar-se com o ambiente sócio-moral evidenciando capacidades para tomar e/ou conduzir iniciativas próprias, adaptando-se ou não ao contexto. As contribuições de diferentes autores, sobretudo Piaget, subsidiaram e respaldaram as reflexões dessa pesquisa de natureza qualitativo-bibliográfica e possibilitaram concluir que somente a construção progressiva da autonomia pelo aluno com necessidades especiais é capaz de garantir a dignidade necessária para qualquer ser humano, em qualquer etapa da vida.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Especial - EaD [20]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Especial- EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto