Leitura e escrita: dificuldades de aprendizagem
Abstract
A presente pesquisa tem por objetivo verificar quais os fatores subjacentes às
dificuldades na aprendizagem de leitura e escrita e buscar alternativas
metodológicas para o enfrentamento das mesmas e despertar nos professores a
necessidade de propiciar aos alunos com necessidades especiais um atendimento
diferenciado, a fim de que verdadeiramente ocorra a inclusão em nossas escolas.
Diante deste fato, objeto de queixas de educadores, pais e profissionais ligados à
área, propusemo-nos a analisar “quais os aspectos que interferem no processo de
aprendizagem da leitura e escrita dos alunos?” e “que alternativas metodológicas
podem ser indicadas para o enfrentamento dessas dificuldades?” Em vista disso,
serão analisadas, ao longo do trabalho, as dificuldades na leitura (dislexia) e as
dificuldades na escrita (disortografia e disgrafia). No primeiro momento, o estudo
iniciou a partir da leitura de obras que dissertam sobre o tema em foco, buscando
compreender e coletar informações técnicas. Após a conclusão das leituras básicas
partiu-se para a elaboração do artigo monográfico, que teve como base livros e
periódicos científicos. Ao concluir este trabalho, temos a plena certeza de que a
inserção de educandos com necessidades educacionais especiais, no meio escolar,
é uma forma de tornar a sociedade mais democrática. Da mesma forma, a
transformação das instituições de ensino em espaço de inclusão social é tarefa de
todos. Pensando assim, defendemos a idéia de que a escola deve adequar o seu
programa, a fim de que possa dar um atendimento especializado às crianças com
dificuldades na leitura e escrita.
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